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Currículo invejável para quê?
por Você SA
Publicada em 27/11/2006

Por Paulo Angelim

 

Você lembra quando teve que enviar seu currículo para se candidatar ao cargo que você ocupa hoje, ou algum outro no passado? Lembra da agonia quando estava preparando-o, decidindo o que colocar, o que ressaltar como habilidades, competências e preferências pessoais, ou que realizações revelar, e também o que esconder (cuidado que eles acabam descobrindo!)? Pois bem, digamos que você tenha conseguido o emprego. Admitamos que você, atualmente, esteja nele. Agora me diga,

 

você lembra quantas vezes seu superior ou o pessoal do RH lhe solicitou seu currículo novamente, ou o resgatou do arquivo morto, para checar se o que ele apontava como sendo potencial inerente realmente se materializou? Ou então, numa situação de promoção em sua empresa, quantas vezes a diretoria ou o RH solicitou os currículos dos candidatos à promoção? Se o seu currículo não foi reconsiderado durante seu desenvolvimento na empresa, ou não foi solicitado quando de uma promoção, afinal de contas, o que eles levaram em consideração para que você continuasse, ou até mesmo fosse promovido na mesma? Resposta: seu comportamento!

 

Basta de rodeios, vamos direto ao ponto: você pode ter sido contratado pelo seu currículo, mas será promovido por seu comportamento. Ponto final. Você pode até estar questionando: E onde ficam os vários cursos, MBAs, especializações, mestrados que fazemos ao longo de nossa carreira? Isso não conta em nosso currículo? Vou lhe responder: claro que contam, mas eles ficam exatamente onde devem ficar, no seu currículo, ou em diplomas pendurados na parede ou perdidos em gavetas. Eles não necessariamente contam é na manutenção de seu emprego ou na sua promoção interna. O que importa realmente para empresa é o que você fará depois desses cursos, o que fará com os novos conhecimentos assimilados, se irá realmente aprendê-los. De nada adianta participar do hipotético curso A importância dos relacionamentos interpessoais na construção de uma liderança saudável e, cinco dias depois, quando o efeito da porção já passou, você continuar soltando patadas, coices, e até chifradas em seus subordinados. De nada adianta concluir o MBA em Marketing de alguma renomada instituição e continuar tentando usar a propaganda de sua empresa para esconder os problemas de seu produto, tentando criar uma imagem que não existe, e ainda por cima usando slogans Você em primeiro lugar. Isso não é transformar o cliente no seu foco, é transformá-lo num alvo. O que realmente importa é o quanto você agregará no desenvolvimento sustentado de sua organização. Tenham essas idéias origem em um curso ou não. O que importa não é o quanto você sabe, ou o quanto seu currículo indica que já fez. Importa é quanto você faz, hoje, de positivo, inovador e competitivo para sua empresa.

 

Responda-me: por acaso, você já presenciou ou ouviu falar de um ex-colega de trabalho, com um currículo invejável, que foi preterido por outro menos preparado, mas muito mais competente? Ora se o currículo é tão importante, por que essas coisas ocorrem? Sábio não é o que sabe, mas o que aplica correta e oportunamente o que sabe. Essa é a virtude. Faça a seguinte experiência. Da próxima vez que jogarem um problema ou um desafio corporativo em cima de você (e isso é o que não falta), coloque seu currículo em cima do problema e comece a recitar esse mantra:

 

Currículo, currículo, tu que foste minha salvação e me ajudaste a entrar nessa empresa, mostra-me agora qual a melhor solução para eu tirar esse problema de cima da minha mesa.

 

O que você acha que vai acontecer depois de recitá-lo? Se ninguém lhe vir, menos mal. Você somente não terá conseguido resolver o problema, mas ainda continuará, não por muito tempo, com a pele salva. Mas, se lhe virem nessa sessão esotérica, prepare-se para falar com o Setor de Pessoal, RH, Departamento de Gente, ou com o Psiquiatra da empresa (dependendo do nível de evolução de sua organização).

 

Agora é sério! O currículo é importante sim. Não podemos desconsiderá-lo. Principalmente em tempos de company rotation (americanização do velho pula-pula entre empresas). Você deve continuar fazendo os cursos de extensão, especialização, MBAs, participando de seminários, palestras, congressos. Eles realmente somam em seu currículo. E, mais dia menos dia, você acaba precisando lustrá-lo de novo para a próxima entrevista. Mas, lembre-se: para continuar e progredir dentro da sua empresa atual não basta ter um currículo. Você tem que usá-lo, torná-lo uma realidade. Ele tem que espelhar o que você é, não o que parecia ser. Pare de ser uma promessa. Torne-se uma realidade. Saiba que são suas atitudes, seu comportamento, suas posturas, seus hábitos, suas idéias, e, principalmente, suas conquistas individuais e em grupo que serão os grandes responsáveis pelo seu reconhecimento e valorização dentro da empresa. Caso contrário, mesmo com um belo currículo, prepare-se para entrar nas estatísticas. Acho até que já deviam abrir novas colunas nelas: desempregados com currículo invejável, com currículo normal, e sem currículo. Em qual delas você vai se encaixar?


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
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