Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
O plano B de suas finanças
por Você SA
Publicada em 16/2/2009

Por Gustavo Cerbasi*

 

Imagine que seus planos para a aposentadoria ou para sua independência financeira sejam interrompidos — ou subitamente transformados por um imprevisto. Se tudo der errado, o que fazer? Recorrer a parentes? Endividar-se? Prestar um concurso público?

 

E se acontecer o oposto? De repente, a empresa de maior participação em sua carteira de investimentos sofre uma supervalorização, e seu patrimônio se multiplica por 20 de uma semana para outra.  

   

Ou, então, o número de seu título de capitalização é sorteado e você ganha um prêmio volumoso. Seu patrimônio passa a ser exatamente o dobro do que você imaginava ter daqui a dez anos. O que fazer? Jogar tudo para o alto? Começar a curtir a vida? 

As duas hipóteses apresentadas acima parecem muito extremistas, mas você deveria pensar a respeito delas. É por não pensar nisso que muitas famílias perdem o rumo tanto diante da dificuldade quanto da fortuna. Por isso, seu planejamento financeiro deveria incluir planos mais abrangentes. Não apenas valores a poupar durante um período, como também planos para situações aparentemente inexeqüíveis, que precisam de muito dinheiro para acontecer. É bom fazê-los, mesmo que mudem futuramente. Ao planejar quando eles parecem distantes, você será racional. Se deixar para pensar nisso quando o fato acontecer, o lado emocional do cérebro falará mais alto.

 

Planos para a dificuldade envolvem: a quem recorrer, o que vender e onde obter uma atividade remunerada. Quem cresce na carreira já construindo uma segunda carreira e um plano alternativo para as finanças está, de longe, com uma paz interior muito maior do que quem foca completamente em um determinado cargo. Planos para a abundância incluem reflexões sobre o que fazer para não perder sua fortuna, quando ela estiver em suas mãos.

 

Ao fazer planos, recomendo que sejam conservadores, mas considere a hipótese de se surpreender com eles. Esteja sempre preparado para o pior, porém saiba também o que fazer se o melhor acontecer antes ou em maior intensidade do que o previsto.

 

 

*Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

www.maisdinheiro.com.br


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar