Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Dia-a-dia competente
por Você SA
Publicada em 5/1/2009

Você quer fazer diferença para a empresa em que trabalha? Um caminho é seguir o exemplo do personagem de capa desta edição, Gustavo Chicarino: apostar na sua formação. Faça uma poupança com esse objetivo (todo mês, a você s/a traz orientação para o seu planejamento financeiro, acompanhe!) e invista para fazer aquele curso que vai levar você a entender melhor o mundo, o mercado, o negócio da companhia em que está atualmente. Ainda não conseguiu se programar para isso? Não vale reclamar do chefe ou da sorte, jogar a culpa na empresa (que não financia mais o curso para você) nem muito menos travar sua trajetória pessoal e profissional com lamentaçòes.  

 


Um curso de primeira linha vai ser sempre importante para ajudar você a encarar o mercado com mais referências. Além do que faz você ganhar pontos com os recrutadores. Mas é isso. Você ganha alguns pontos, mas não garante a vaga. Na opinião de especialistas em carreira, headhunters e 15 presidentes entrevistados ao longo do mês passado pelo repórter Gabriel Penna, em uma empreitada de fôlego para entender o conceito nos tempos atuais, talento é, entre outras coisas, quem “aprende ao longo do caminho”, “quem é autor da própria história”, “quem demonstra espírito empreendedor”, “quem tem humildade, sabe ouvir e se relacionar com os outros”.

 

Pouca coisa, disso que se chama atitude, você vai aprender e desenvolver em sala de aula. O aprendizado vem, em grande parte, da sua atuação no dia-a-dia. Da sua iniciativa, da sua curiosidade, de uma boa dose de paciência e outra de ousadia. Da sua interação com profissionais mais experientes, com seus pares e subordinados e de como passa o que já aprendeu adiante (e eu tenho certeza que, independentemente da fase da carreira em que está agora, tem algo que pode compartilhar com os outros). Enfim, de como ajuda a organização como um todo a crescer com você. Nossa edição deste mês traz, em todas as editorias, reportagens que vão contribuir para a sua reflexão e para a sua ação.

 

Considere começar a poupança para aquele curso bacana aplicando em um fundo de empresas sustentáveis (no especial Investimento Verde, concebido pela editora Chrystiane Silva, você tem boas dicas de como ajudar o seu bolso e o planeta ao mesmo tempo). Guarde os medos na gaveta, fique atento às oportunidades (tem empresa chinesa chegando, tem vaga para gestor na Vale, tem novas perspectivas com o investment grade) e boa competência. Que sorte, já ouviu dizer?, é a gente que “constrói”.


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar