por Marcelo Abrileri*
Nunca se falou tanto sobre networking como atualmente. Não há dúvidas que, com a globalização, o advento da Internet e crescente poder da conectividade, a quantidade de relacionamentos vem aumentando e se intensificando.
O que é networking
Networking é uma palavra da língua inglesa que nasce da junção de duas palavras, net (rede) e work (trabalho). Quando unidas e colocadas no gerúndio, (ing), que dá o sentido de continuidade, trazem o significado da “atividade de criação, desenvolvimento e manutenção de uma rede de relacionamentos”.
Estas atividades são realizadas por meio do aumento e intensificação de contatos pessoais, troca de informações, conselhos, oportunidades profissionais ou de negócios.
Diferentemente do que alguns pensam, networking é uma rede de relacionamentos formada não apenas por pessoas do âmbito profissional, mas também por todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o indivíduo em diversas esferas sociais: família, amigos, colegas de escola, do trabalho e de outras atividades.
Na hora de criar e desenvolver uma rede de relacionamentos, quantidade é importante, mas qualidade é fundamental.
Como conquistar, manter e ampliar uma boa rede de contatos?
Há um ditado muito apropriado para este momento: “Em vez de caçar borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você”. Portanto, construa e mantenha belo e agradável o seu jardim, ou em outras palavras: seja atraente!
Não é atraente quem trai, é mentiroso, falso ou dissimulado. Também não é atraente o orgulhoso, pedante ou arrogante. Tampouco é atraente o chato, inoportuno e grudento.
Por outro lado, uma bela personalidade sempre é atraente e, sobre isso, podemos dizer que tem uma personalidade atraente quem é educado, cortês, elegante, amigável, simpático e alegre.
Bons valores também atraem, portanto cultive-os, tais como honestidade e integridade. Seja verdadeiro, não minta, busque a paz e cumpra sua palavra.
Por onde circular?
Sobre alguns meios, além da família, a escola e trabalho, você poderá procurar lugares e situações que proporcionem oportunidades de conhecer novas pessoas (clube, cursos, ONGs, trabalhos voluntários, entre outros).
Como lidar com seus contatos?
Quanto maior a quantidade de pessoas com quem nos relacionamos, maior o tempo e a energia que terá de despender, caso contrário todos os relacionamentos permanecerão rasos. Assim, é muito importante saber dosar a quantidade de pessoas, bem como o foco das atenções.
No entanto, você não conseguirá despender o mesmo tempo e energia com todos. Sendo assim, entendo que seja saudável você categorizar sua rede de contatos. Para isso sugiro que estabeleça seis níveis importantes:
Categoria: amigos ou mais próximos
Quem são: são amigos, parentes e os mais próximos. Nesta categoria estão seus melhores e principais contatos.
O que fazer: mantenha contato com estas pessoas, seja por e-mail, comunicadores instantâneos, telefone, mas principalmente procure ter contato pessoal. Programe passeios, almoços, jantares, happy hours e tenha convívio com elas. Estas provavelmente são as principais pessoas da sua vida.
Categoria: de relacionamento constante
Quem são: são aquelas pessoas que fazem parte do seu trabalho, da sua escola ou mesmo seus vizinhos.
O que fazer: seja amigo e lembre-se que o amigo não fala mal pelas costas, não participa da radio-peão, é colaborativo, agradável e também demonstra interesse.
Categoria: os novos
Quem são: são aquelas pessoas a quem você já foi apresentado uma vez e que chegou a ter alguma conversa ou rápido relacionamento.
O que fazer: esta é a categoria mais importante para o aumento do seu networking. Com estes, promova um encontro presencial, um almoço, um jantar, um happy hour ou mesmo um passeio. Tenha em mente que estes encontros são uma incógnita e que até poderá se decepcionar com a pessoa. No entanto, melhor ter logo uma decepção e definir para que grupo esta pessoa vai do que ficar investindo tempo e energia com um contato que é apenas uma expectativa, e que depois demonstra ser frustrante.
Categoria: os apenas conhecidos ou mais distantes
Quem são: são aquelas pessoas a quem você já foi apresentado ou com quem já interagiu, mas não teve oportunidade de conhecer melhor e, portanto, não pode ainda fazer parte da categoria “novos”.
O que fazer: você deverá entrar em contato com certa periodicidade, seja pessoalmente, através de um telefonema ou mesmo por e-mail. Mas lembre-se: faça isso sempre de forma saudável, sem falsidade.
Categoria: os ex-mais próximos
Quem são: este grupo é composto daquelas pessoas que já foram amigos ou mais próximos um dia, mas que, por qualquer razão, deixaram de ser.
O que fazer: este grupo é subdividido entre aqueles que são “ex-mais próximos” simplesmente porque a correria do dia-a-dia ou a distância fizeram com estes deixaram de ser mais próximos, ou porque você optou por mantê-los mais distantes. No último caso, somente você saberá dizer que tipo de tratamento desejará ter com estes. No entanto, no caso daqueles que são “ex-mais próximos” simplesmente pela distância ou pela falta de tempo, procure não dar a estes menos atenção do que você estiver dando aos “apenas conhecidos ou mais distantes”.
Categoria: os indesejados
Quem são: aqueles que você deseja manter distantes (pessoas com quem você não tem afinidade). O que fazer: é importante ter cuidado, pois talvez nela estejam pessoas que podem prejudicá-lo e, por isso, de certa forma você precisará dar atenção e cuidar delas.
Atenções especiais:
O que sempre se deve procurar fazer:
• Lembre-se das datas que são importantes para seus contatos.
• Seja agradável e compreensível.
O que nunca deve ser feito:
• Manter muitas pessoas na primeira categoria.
• Ser inconveniente ou forçar a barra.
• Forçar uma intimidade que não existe.
• Colocar sua necessidade como uma obrigação para seu contato.
• Mentir ou agir com falsidade: mantenha isso como um valor seu.
• Ser político no sentido pejorativo da palavra.
• Ser falso ou agir de modo interesseiro.
Por fim, caso esteja se relacionando com alguém notável, importante ou famoso, você poderá ganhar pontos por saber se manter mais à distância, compreendendo a situação. Por ser compreensível, demonstrar consideração e não ser mais um que deseja sugar as energias de outro, você ganhará mais simpatia do seu contato.
*Marcelo Abrileri é sócio-fundador e presidente da Curriculum.com.br, com um vasto conhecimento em Recursos Humanos, área em que atua há mais de nove anos.
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