Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 3/4/2006 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: bolsademulher.com
Cartão de visitas

Se você está precisando se recolocar no mercado ou então mudar a área de atuação, é chegada a hora. Pensando em como é difícil se preparar para mudar o rumo da vida profissional, o Bolsa preparou um especial de quatro matérias para dar dicas e orientações na busca de uma melhor colocação. Neste especial, falaremos sobre currículo, como se portar e vestir quando for procurar um novo emprego, das temidas dinâmicas e da entrevista.

O currículo

A primeira coisa a ser feita é preparar um bom currículo. Este, entretanto, não é um trabalho qualquer. Exige dedicação e paciência. Para os consultores de recursos humanos, não existem fórmulas para serem seguidas. Cada currículo tem sua particularidade. Mas, eles revelam, há algumas dicas para ajudar a atrair a atenção dos selecionadores.

Venda-se!

Procurar um novo emprego ou, simplesmente, buscar um trabalho com outros desafios. Seja a motivação que for, reserve um tempo para se dedicar ao currículo. Fazendo uma comparação, tentar conseguir um emprego nada mais é do que uma venda – e a mercadoria é você. Sim! Você vai expor seus talentos e habilidades para uma empresa. Quando vamos a uma loja, por exemplo, reconhecemos um bom vendedor como aquele que sabe valorizar o artigo e disfarçar pequenas imperfeições ou fragilidades. Para isso, é preciso conhecer profundamente o produto.

Reúna todos os seus dados profissionais e experiências que tiveram relevância em sua vida. Ou seja, viaje pela sua história. 'A pessoa deve fazer isso à vontade para reunir todos os dados que são importantes, relembrando de tudo o que foi feito na vida estudantil e profissional. Posteriormente, você irá lapidar tais dados', explica Marcelo Abrileri, presidente do site Curriculum.com. Para ele, o trabalho vai além do que simplesmente reunir informações, pois possibilita uma valorização da auto-estima. 'A pessoa percebe quantos desafios já enfrentou e venceu, quanta gente de relacionamento difícil conseguiu conquistar, quantas situações inusitadas viveu', exemplifica.

Selecionando

Com as informações à vista, é necessário selecionar as mais relevantes, que agregam valor profissional e aquelas que se adequam ao perfil de trabalho que você deseja. Alguns dados são essenciais no documento: destacar a formação acadêmica, o que já foi realizado profissionalmente e o que aspira com o novo trabalho. 'As empresas querem talentos focados, dispostos a aprender e, logicamente, fazer uma troca com a companhia', afirma Alexandre Garrett, editor do site Gestão e RH.

Mas você terá alguns obstáculos pela frente: dezenas, centenas e, em certos casos, milhares de currículos concorrendo com o seu. Por isso, as informações devem despertar o interesse dos selecionadores. Use palavras-chave e um layout convidativo à leitura. Os recrutadores não têm muito tempo para avaliar o currículo. Portanto, nada de testamento. 'Um currículo que ofereça uma leitura longa, grande número de detalhes e layout poluído diminui significativamente as possibilidades de sucesso', orienta Marcelo Abrileri.

Caso raro

Não existem modelos ideais de currículos. Fique atenta aos exageros e aos lampejos criativos. O candidato não deve usar e abusar da criatividade, exceto em situações muito específicas. 'Certa vez, um candidato que concorria a uma vaga de trainee em Marketing de uma grande empresa de cartões de crédito, enviou o currículo dele no formato de cartão de crédito gigante. Sem dúvida, chamou a atenção e, como o cargo era relacionado a Marketing, isso foi bem visto. No entanto, este é um caso muito, muito raro, onde a pessoa foi bem vista por ter saído do tradicional', destaca Marcelo.

Para quem não tem dotes artísticos como o que Marcelo relatou, é possível chamar atenção sem ser tão exagerado. 'Use um envelope especial, com uma cor diferente. Pode ser verde, tons de terra e cinza claro. É possível usar cor até na letra. Só não pode misturar cores. Ao imprimir, coloque azul escuro ao invés de preto', sugere Alexandre Garret. Para quem vai enviar o currículo por correio eletrônico, use no campo assunto uma frase de impacto. 'Escreva algo como: talento busca oportunidade', dá a dica o editor.

Currículo para iniciantes

Mesmo aqueles que estão iniciando a carreira e ainda não têm grandes experiências profissionais, existe uma maneira de fazer currículo diferente. Os consultores sugerem uma carta-apresentação. Esta carta deve ter no máximo uma página e um texto claro com o resumo de qualificações das atividades teóricas e acadêmicas, bem como os estágios. Com estes, só um cuidado. 'Evite colocar estágios de menos de seis meses. Isto dá uma impressão de instabilidade emocional', explica Rodrigo Peixoto, consultor do Grupo Catho. 'Demonstre que se identifica com o perfil da empresa, que a empresa é um bom lugar para você colocar suas habilidades', diz Alexandre.

A falta de experiência, no entanto, não é motivo para se retrair. Talvez, haja ainda os trabalhos de faculdade e/ou extracurriculares, monitorias, palestras, seminários e outras atividades que poderão acrescentar um conteúdo precioso a essa massa de informações inicial. Não se esqueça dos trabalhos voluntários e atividades de ação social.

Os mandamentos

Algumas pessoas comentem erros primários, que eliminam de cara. Portanto, fique atenta às dicas dos consultores:

1. Não minta. As informações serão checadas no futuro.

2. Erros de português são inadmissíveis. Caso tenha dúvidas na hora da redação, peça ajuda a alguém. Se o currículo estiver em outra língua, contrate um tradutor.

3. Seja objetivo. Não ultrapasse três páginas.

4. Evite falar de cursos ou experiências que não estejam de acordo com o objetivo profissional desejado. 'De nada adianta falar que você fez um curso de culinária se você está se candidatando a uma vaga na área de informática', afirma Rodrigo Peixoto.

5. Cuidado com a foto. Embora não seja essencial, se mal-usada, pode limar o candidato. 'Meu conselho é: se o cargo exigir boa aparência, tal como recepcionista ou representante comercial e você tiver uma foto que valorize sua aparência, então use. Do contrário, evite o uso da foto. Mas tenha certeza de que ela irá contribuir a seu favor', afirma Marcelo Abrileri.

Exemplo de currículo

Embora não exista um modelo ideal de currículo, a disposição das informações pode ajudar, e muito, na hora da escolha de um candidato. Para que seu currículo tenha um layout agradável e objetivo aos olhos dos selecionadores, o consultor do Grupo Catho Rodrigo Peixoto preparou um exemplo de currículo para ajudar as leitoras do Bolsa de Mulher. Dividido em grandes grupos, um bom currículo deve ter:

Nome:
Em destaque (fonte maior que a usada no texto e em negrito), no alto da página e centralizado.

Informações pessoais:
Cite a idade, data de nascimento, estado civil, número de filhos, nacionalidade e os contatos (endereço completo, telefones, e-mail). Não é necessário colocar o número dos documentos.

Objetivo:
De maneira bem sucinta, deve-se colocar a área e o cargo que pretende atuar.

Formação acadêmica:
Neste espaço, coloque as informações mais recentes primeiro (ordem cronológica inversa). Cite o nome do curso, a instituição, ano que está cursando ou que finalizou e período.

Experiência profissional:
É o espaço para você destacar suas habilidades e conhecimentos. Coloque a data do lado esquerdo, o nome da empresa em letras maiúsculas. Se teve promoções, destaque os anos, as respectivas atividades e o tempo que permaneceu em cada cargo. Importante: ao colocar as atribuições do cargo, evite o texto corrido. Opte por verbos de ação (coordeno/coordenei; gerencio/ gerenciei) e o texto em tópicos.

Idiomas:
As únicas informações são a língua e o nível de compreensão. Rodrigo faz uma observação. 'Se você é um estagiário e só tiver conhecimento básico, não coloque a informação. Infelizmente, esse conhecimento é essencial e não tê-lo pode comprometer o candidato. Se for um profissional, ele só deve colocar o dado se já for fluente. Nem intermediário serve', alerta o consultor.

Certificações:
Ao se candidatar a empregos técnicos, coloque o nome do curso e a instituição.

Cursos:
Seja bem sucinto e só coloque aqueles que tiverem importância para o cargo que você está se candidatando. Coloque o nome do curso e a instituição.

Informática:
Seja direto. Ex.: Office, internet.
Se tiver feito um curso de um programa não muito usual, esta informação deve ficar no tópico cursos.

Viagens:
Cite aquelas que foram relevantes para sua vida.

Observações finais:
Saiba guardar algumas informações para a entrevista individual. Portanto, premiações, participações em congressos devem ser faladas ao vivo para o entrevistador.



Voltar