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  Data: 2/4/2006
  Fonte: Zero Hora
Adeus ao currículo de papel

Seis pessoas e 25 mil currículos de papel. Essa era a cruel matemática envolvida numa sala corporativa nos idos de 1994, quando Marilene Corona e outros cinco colegas de empresa buscavam candidatos para preencher poucas vagas.

- Era um mutirão - recorda.

Trabalhando na área de recursos humanos há 28 anos, Marilene, hoje superintendente do setor na Credicard, está mais aliviada. A Internet está aposentando processos angustiantes como aquele de 12 anos atrás. A Credicard é uma das empresas que vêem vantagens em pagar para um site armazenar currículos e desenvolver filtros que selecionem candidatos com precisão. Agilidade é a palavra-chave para os recrutadores.

Mas Marilene lembra que os sistemas informatizados de seleção de candidatos também estão dando mais dignidade ao processo. Antigamente, quando 25 mil currículos eram analisados em alta velocidade por poucos e cansados olhos, os documentos não eram lidos com a devida atenção, diz a superintendente.

- Antes, se havia um bom candidato entre os 30 primeiros, estava resolvido - lembra.

Hoje em dia, a empresa faz uma busca no banco de currículos da Internet por critérios e palavras. Por exemplo, se a empresa procura um profissional com inglês fluente e nível superior, digita esses quesitos no sistema, e os candidatos são filtrados em questão de segundos. Depois, basta afinar ainda mais a busca e, em questão de minutos, Marilene tem nas mãos um lista de possíveis candidatos. Na Sky, empresa que oferece TV por assinatura, o sistema é o mesmo.

- O currículo digital veio para substituir o currículo de papel - diz José Mário Roncari, gerente de recursos humanos da empresa.

Segundo Roncari, 98% dos currículos analisados pela empresa hoje estão na rede, e o tempo de contratação foi reduzido em 30%. Na Credicard, Marlene avisa: não há mais lugar para arquivo de papel. Todos os candidatos que mandam currículos pelo correio são orientados a entrar na página da empresa e preencher o currículo digital.

Apesar das facilidades da rede, entre elas a possibilidade de realizar entrevistas por câmera ou chats (modalidades pouco utilizadas), a decisão final na contratação ainda depende de conversas ao vivo.

Como aproveitar melhor os sites

Palavras-chave

Como a busca de candidatos é feita através de busca pelo computador, o truque é ampliar as palavras utilizadas para descrever suas habilidades e funções.

Por exemplo, coloque os vários nomes pelos quais pode ser chamado seu cargo e suas experiências. Se fosse trabalhar como gerente de vendas, preencha o formulário com todos os sinônimos possíveis utilizados para as palavras 'gerente' e 'vendas'.

Monte várias ofertas

Se você tem experiência em mais de uma área, faça mais de um currículo - se o site permitir.

Atualização

Jamais deixe um currículo desatualizado no site. Alguns recrutadores filtram suas buscas pela antigüidade dos currículos. Se seus dados forem mudados constantemente, sua data é atualizada e você evita ser cortado, mesmo que tenha feito o cadastro pela primeira vez há muito tempo.

Melhore o currículo

Um candidato interessado está sempre procurando maneiras melhores de descrever suas habilidades no currículo. Entre periodicamente no seu cadastro e tente aprimorá-lo.

Correção

Evite, a todo custo, erros de português. Além de não pegar bem, isso pode eliminá-lo das buscas por palavras-chave.

Sinceridade

Jamais minta no currículo.

Fontes: Gilberto Guimarães, da consultoria BPI, e representantes do sites www.catho.com.br, www.manager.com.br, www.empregos.com.br e www.curriculum.com.br



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