Comportamento inadequado e baixo desempenho são motivos que levam as empresas a demitir

Pesquisa indica que geração Y lidera esse tipo de atitude

São Paulo, dezembro de 2010 – Uma pesquisa da Curriculum com 417 empresas mostrou qual tem sido o motivo mais recorrente que leva à demissão de um funcionário.

34,1% responderam que são atitudes ligadas a comportamento (falta de postura, atitudes inadequadas, etc.) e 28,1% disseram que por baixo desempenho. O profissional não estar alinhado com os valores e objetivos da companhia ficou em terceiro com 20,4%.

A maioria (71,4%) respondeu que esses sempre foram os motivos. Já 28,6% afirmaram que a razão mudou recentemente. Dessas, 26,6% disseram que anteriormente o maior motivo era relacionado a baixo desempenho e 25,7% responderam que era referente a corte de custos.

Quando questionadas se a falta de comportamento adequado e o baixo desempenho são atitudes mais frequentes dos profissionais da geração X ou Y, 51,3% acreditam que é mais recorrente nos funcionários da geração Y (até 30 anos). Entretanto, 40,5% responderam que igualmente com as duas gerações.

“O mercado está mais competitivo, as margens estão menores e a busca por lucro e resultados está dificil. Por esse motivo a demissão por baixo desempenho cresceu e é cada vez menos admitida. No entanto, neste cenário tenso e concorrido, o clima organizacional é importante e a demissão por comportamento ainda tem muito espaço”, afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

O executivo explica também que nem todas as empresas têm total compreensão do perfil da geração Y, que apresenta comportamentos diferentes dos tradicionais, sendo mais flexíveis e informais, mas produtivos. “No entanto, sempre é válido lembrar que, independentemente da geração, respeito e boa conduta são valores essenciais para qualquer ambiente de trabalho”, conclui Abrileri.

A Curriculum.com.br é o maior site de empregos do Brasil, detém a maior base de talentos da América Latina e possui o maior número de vagas anunciadas.

É o maior ponto de encontro entre profissionais e empresas da Internet brasileira, trabalha com o cadastro gratuito de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Oferece o anúncio da vaga sem custo nenhum para as companhias, disponibiliza uma pesquisa detalhada do perfil de candidatos e administra os processos de recrutamento e seleção, sendo pioneira em oferecer o melhor da tecnologia no segmento.

Atualmente, possui mais de 5,6 milhões de candidatos únicos cadastrados, mais de 95 mil empresas usuárias e mais de 500 mil vagas disponíveis. A cada 2 minutos e 7 segundos um candidato informa que foi contratado.

O candidato cadastrado na Curriculum recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que o identificará no site e permite o fácil cadastro em outras empresas usuárias do Sistema UCN.

Com o slogan “Iluminando Talentos”, tem a missão de tornar os currículos cadastrados no site cada vez mais visíveis às empresas que buscam bons candidatos. A Curriculum revolucionou a forma de encontrar emprego e profissionais.