Demonstrar autoconfiança é fundamental em uma entrevista de emprego, porém, é necessário equilibrar os pontos entre a timidez e a aparente arrogância. Confira!

Fui convidado para uma entrevista de emprego, e agora?

Primeiramente, esse é um ótimo sinal, pois o seu currículo foi construído de uma forma que direcionou suas informações até a entrevista de emprego. Sendo assim, esse pode ser o primeiro ponto ao qual deve se atentar para se acalmar e diminuir a ansiedade. 

Se foi chamado é porque você tem a capacidade necessária. No entanto, é muito comum que as pessoas fiquem nervosas e fiquem aquém de seu potencial durante a entrevista de emprego.

Sendo assim, é importante que direcione a entrevista de uma maneira que consiga se mostrar profissionalmente e se posicione em sua totalidade. Dessa forma, caso não consiga essa posição específica, poderá se direcionar de uma forma mais confiante em outros processos seletivos. Veja alguns pontos importantes.

Postura e vestimenta ideal

Na atualidade, as entrevistas de emprego estão muito mais leves, principalmente no que diz respeito a maneira como o candidato deve se vestir para uma entrevista.

Hoje em dia, a revolução das startups no mercado quebrou esse padrão de formalidade nos processos seletivos. No entanto, isso não significa que o candidato possa ir para uma entrevista com roupas coloridas, curtas ou chamativas. Nesse caso, o bom senso é o melhor caminho. 

Além disso,  a postura do candidato não diz respeito somente a maneira como ele se veste, é importante se atentar à forma como se comunica e cumprimentar todas as pessoas, desde a chegada ao local. Além disso, o candidato deve passar uma postura confiante durante a entrevista de emprego. 

A construção das suas ideias

Confiança não é arrogância, e nem sempre uma pessoa que passa arrogância, exatamente é uma pessoa arrogante. As posturas se confundem por detalhes.

A pessoa acaba tendo uma postura arrogante quando na verdade ela está tentando se posicionar de forma confiante. Por isso, o equilíbrio é o melhor entre todos os extremos.

Para passar confiança de forma correta, você precisa ter clareza sobre a sua trajetória profissional. Dessa forma, aumenta a chance de direcionar uma entrevista e ter sucesso na construção de suas informações.

Por isso, verifique suas experiências e direcione os pontos fortes e os seus pontos a melhorar. Além disso, não elevar o tom de voz e não prolongar muito a sua narrativa pode ajudar a desconstruir uma ideia, muitas vezes errônea, de que o candidato está sendo arrogante mediante os demais candidatos para a vaga.

 Assertividade

 É importante que responda às perguntas de uma forma assertiva, exatamente para que não cometa o erro de passar uma imagem arrogante, mas também não fique muito aquém de sua capacidade, passando uma imagem excessivamente tímida.

Por isso, direcionar as suas respostas é fundamental para que aumente a sua chance de sucesso em uma entrevista de emprego, através de respostas equilibradas e direcionadas.

Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/a-medida-da-autoconfianca-durante-a-entrevista-de-emprego/