Como falar bem e se expressar melhor? Veja 7 passos e estratégias para começar a colocar em prática hoje mesmo!

Saber se expressar bem é uma habilidade central. Vivemos tempos de superexposição nas redes, de muita produção de conteúdo. A boa expressão é uma forma de nos destacarmos nesse turbilhão de dados e vozes.

O mercado, por sua vez, valoriza cada vez mais aqueles profissionais que sabem se expressar bem. Afinal, as habilidades de comunicação estão intimamente ligadas à inteligência emocional.

Mas, como falar bem e se expressar melhor? Veja 7 passos e estratégias para começar a colocar em prática hoje mesmo!

1. Aprenda a organizar a sua fala

A organização é um requisito para uma fala atrativa, clara e eficaz. Por isso mesmo, se você quer se expressar melhor, precisa investir mais na maneira como organiza suas ideias.

O Mapa Mental é uma técnica excelente para organizar o conteúdo e pode ser aplicada em praticamente todos os tipos de situação de exposição. Com o tempo, você naturaliza a organização de conteúdo e passa a se expressar de uma maneira clara.

2. Priorize informações e dados

Falar menos é, muitas vezes, falar mais. “Como assim, Livia?” Ora, meu caro speaker, de que adianta um volume imenso de dados e informações, se o seu público não assimila a sua mensagem central?

Hoje, mais do que nunca, o dinamismo na comunicação é uma das características mais vivas. Precisamos ser ágeis ao nos expressar, priorizando as informações, histórias e mensagens que realmente são as mais importantes para gerar valor.

3. Inicie sua fala de uma forma atrativa

Nos primeiros minutos da sua fala – seja ela em uma apresentação, entrevista, stories ou vídeos, por exemplo –, o público decide, ainda que instintivamente, o quanto prestará atenção no que está por vir.

Em apresentações especificamente, boas formas de iniciar a sua fala são:

– Trazendo uma manchete sobre o assunto central

– Fazendo uma pergunta interessante sobre o tema

– Começando a contar uma história

4. Aprenda a contar uma história

Você certamente já ouviu falar sobre storytelling, certo? Contar uma história tem sido um dos recursos mais usados na comunicação, pela eficácia que tem para gerar uma conexão com o público, reter atenção e despertar empatia.

Para contar uma história, é necessário aprender a criar narrativas sobre o seu tema central. É importante, ainda, entender qual é a história certa para o seu público e potenciar o CTA da sua apresentação.

5. Pratique a escuta ativa

Escutar ativamente ainda é uma estratégia subvalorizada na comunicação. No entanto, é a partir dessa escuta que você consegue definir melhor suas abordagens e, com isso, se expressar melhor para um público específico.

A escuta ativa também é uma forma de aprendizado: é uma maneira de ver como outras pessoas se comunicam e, respeitando sua autenticidade, se inspirar em seus recursos e técnicas.

6. Dê energia à sua voz

A boa expressão passa, sim ou sim, pelo bom uso da voz. Um bom conteúdo, com todas as características que você viu até aqui, pode ser prejudicado se a voz não for usada corretamente. Se a velocidade da fala for muito rápida, por exemplo.

Dar energia à voz implica em definir um bom ritmo de fala, mas não para por aí. É, também, saber alterar o tom de voz em momentos estratégicos para dinamizar a sua fala e potencializar a transmissão da sua mensagem.

7. Domine sua linguagem corporal

A linguagem não-verbal é um dos três pilares da oratória, junto à expressão vocal e ao conteúdo. Por essa razão, se você se pergunta como falar bem e se expressar melhor, investir nas habilidades da dinâmica não-falada é um dos passos mais importantes.

O que é a linguagem não-verbal, na prática? Os gestos, a postura, o contato visual e as expressões faciais. No online, o enquadramento que você dá ao seu vídeo também faz parte dessa linguagem.

Tudo transmite uma mensagem: a roupa que você usa, os gestos, o olhar… Dominar a linguagem não-verbal é, basicamente, garantir que o que se expressa sem usar palavras seja, de fato, o que você quer e pretende.

Fonte: Terra

Cadastre ou atualize seu currículo na Curriculum: https://www.curriculum.com.br/01_10.asp