Uma das principais dúvidas que pessoas que buscam trabalho têm digitado no Google é sobre a melhor forma de pedir ajuda a um colega

A melhor forma pedir emprego a um colega é um dos principais questionamentos que as pessoas que procuram trabalho têm digitado no Google.

Ao detectar que um colega tem influência em uma empresa que pode ter uma oportunidade de trabalho, como pedir ajuda?

A consultora de carreira Susane Andrade entende que o ponto mais importante e que está por trás de qualquer movimento é a transparência.

“Ser transparente e verdadeiro é importante porque para o outro saber o que você tá precisando você precisar comunicar. Às vezes a gente acha que o outro sabe que a gente tá procurando trabalho, mas nem sempre é tão claro assim”, explica.

Outro ponto é pesquisar sobre a empresa que está na sua mira e é seu alvo antes de abordar algum amigo que trabalha por lá, para saber o que ela busca no mercado e aí sim fazer uma conexão entre a organização e as suas habilidades. Depois disso, segundo Susane, é a hora de abordar o conhecido:

“E poder dizer para esse colega, para esse amigo, que eu já identifiquei as oportunidades tem naquela empresa”.

A especialista em carreira também afirma que é importante demonstrar interesse genuíno nos desafios da empresa caso a pessoa tenha a oportunidade de se encontrar com um líder ou um gestor, por exemplo.

Um levantamento do site mostra também que nos últimos 12 meses outras perguntas comuns foram “Como se comportar em uma entrevista de emprego?” e “Como conseguir emprego?”.

No Brasil, hoje,14,4 milhões de pessoas estão em busca de oportunidades profissionais, uma situação que foi agravada pela crise econômica causada pela pandemia.

Fonte: Exame