Com o desemprego generalizado, contrair este tipo de dívida pode ser uma opção viável

O fim do período para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física está chegando e as primeiras restituições estão sendo pagas. Muitos contribuintes deixaram a entrega para a última hora, mas precisam do valor a ser restituído. 

“A realidade está muito diferente nestes últimos anos… Sempre preguei que utilizar essa linha de crédito demonstrava falta de educação financeira, mas vivemos tempos de guerra contra a Covid-19 e seus impactos financeiros, assim, esse dinheiro se mostra uma ótima alternativa para quem está com redução ou sem renda. Mas, lembrando que a situação não está fácil, sendo necessário pensar nos hábitos financeiros e buscar economia imediatamente”, alerta o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos.

A antecipação é um serviço que faz com que o contribuinte não precise esperar pelos lotes para receberem os valores devidos da restituição . “Esse é um empréstimo que tem como garantia o valor devido pela Receita Federal de restituição. Outro ponto importante é que o contribuinte tem que estar atento ao calendário de restituição”, explica Domingos.

Para pedir a antecipação aos bancos, os contribuintes devem ter a certeza de que tudo está correto na declaração entregue ao governo. Caso apresente problemas, ela pode cair na malha fina da Receita Federal e o contribuinte terá que arcar com o empréstimo do próprio bolso. 

“Cair na malha fina é mais fácil do que parece, principalmente com a ampliação de cruzamentos de informações feita pela Receita Federal. Às vezes, a pessoa faz tudo corretamente, como manda o manual, e, assim mesmo, vai parar na malha fina. Isso acontece, por exemplo, quando a fonte pagadora fornece à Receita uma informação diferente da qual liberou para o colaborador”, explica o presidente da Abefin.

Domingos explica que, para que se possa ter segurança ao fazer essa antecipação, o recomendado é que o contribuinte prepare e entregue a restituição o quanto antes. “O próprio sistema de entrega do Imposto de Renda demonstra ao contribuinte inconformidades, assim, quanto antes reparar, maior a chance de ajustar inconsistências”.

Ter o valor exato que terá de restituição ajuda a realizar a antecipação de forma segura. Mesmo já tendo entregado e sabendo que não terá problema com a malha fina, o contribuinte tem que tomar alguns cuidados antes de antecipar esses valores.

“Aconselho que o contribuinte faça uma pesquisa nos bancos. A disputa pelos clientes é tão grande que as taxas de juros cobradas nesses empréstimos flutuam muito entre as instituições financeiras. A primeira pesquisa pode ser pela Internet, para, depois, sentar com o gerente do banco e negociar melhorias na proposta que eles oferecem”, explica Reinaldo Domingos.

O presidente da ABEFIN explica que é interessante que essa renda extra seja utilizada de forma inteligente. “O momento é de extrema dificuldade e todo dinheiro extra recebido deve ser tratado com muito respeito, criando uma reserva estratégica pois o período de dificuldade será muito grande para a população”, finaliza.

Fonte: https://economia.ig.com.br/2021-05-24/ir-2021-imposto-de-renda-antecipar-restituicao.html