O mercado vem sofrendo muito com os layoffs (demissões em massa), o número de profissionais demitidos aumenta a cada dia e parece que esta onda ainda não terminou, há mais demissões vindo por aí.

Nessa hora sem dúvida é necessário se candidatar em todas as vagas que estiverem alinhadas com seu objetivo profissional, mas não só isso, há mais o que se deve ser feito.

A primeira coisa que o candidato que está em busca de um novo emprego deve lembrar é que, assim como ele, outros profissionais também estão no mesmo momento, se candidatando nas mesmas vagas. Então, a pergunta que deve ser feita é: será que meu currículo está se destacando dos demais nesta vaga?

Portanto, além de se candidatar nas vagas do mercado é muito importante primeiro compreender se você está concorrendo nelas com um bom currículo. Mas fazer um bom currículo não é algo simples.

A busca por um novo emprego é a arte de saber se vender corretamente.

É normal encontrarmos bons profissionais, com ótimas experiências, mas que não sabem as explorar corretamente.

Por exemplo, vamos falar do João (nome fictício), um programador que trabalhou 5 anos na sua última empresa como Programador C#.

A princípio, João descreveu sua última experiência desta forma:


EMPRESA EXEMPLO – de Ago/2017 a Jan/2023

Cargo: Programador C# Pleno

Descrição da Experiência: Programador C#; Desenvolvedor de Sistemas; Front End e Back End; Trabalhei também com Base de Dados Microsoft SQL.


Comparado com esta forma:


EMPRESA EXEMPLO – de Ago/2017 a Jan/2023

Cargo: Programador C# Pleno

Descrição da Experiência: 

Tendo iniciado como Programador C# Junior, atuei com bastante qualidade em vários projetos enquanto me desenvolvia pessoalmente e em menos de um ano fui promovido para Programador C# Pleno.

Como tal, me desenvolvi também em outras linguagens tais como Java, Java Script e C, atuando conjuntamente tanto nos códigos do Front-End bem como do Back End, onde também me desenvolvi em Base de Dados MSQL.

Com foco e proatividade não apenas cumpria meus prazos como por muitas vezes os concluía com antecedência e com praticamente zero necessidade de refação dos códigos por mim produzidos.

Participei ativamente nos dois principais projetos da empresa, o do Home Banking bem como na plataforma de suporte e atendimento aos clientes do Banco.

Essa minha excelente performance me levou a ser indicado para uma promoção, para Programador C# Sênior, que ocorreria no mês seguinte, quando então sofremos com o corte que atingiu mais da metade dos colaboradores da empresa e que praticamente extinguiu o departamento de TI.


Veja, é o mesmo profissional, a mesma experiência profissional, mas contada de forma totalmente diferente e diante disso eu te pergunto, se você estivesse buscando um programador C#, qual dos dois candidatos você chamaria para uma entrevista? Qual dos dois candidatos te despertou mais interesse em conhecer?

Mesmo sendo termos e expressões bastante específicas do segmento, mesmo você, que não é programador nem da área de TI, pode perceber a diferença de apresentação de uma mesma experiência, não?

E aqui, no caso de programador, muitas vezes é complicado apresentar números, vou então fazer outro exemplo, o de um Gerente Comercial.


Forma de apresentação 1

EMPRESA EXEMPLO – de Ago/2017 a Jan/2023

Cargo: Gerente Comercial

Descrição da Experiência:  Gestão de 3 time de vendas em duas sedes da empresa com acompanhamento de metas, visita a clientes junto dos representantes comerciais, bem como conhecimento de CRM


Forma de apresentação 2

EMPRESA EXEMPLO – Ago/2017 a Jan/2023

Cargo: Gerente Comercial

Como Gerente Comercial na Empresa X por mais de 5 anos, tive a oportunidade de liderar e coordenar três equipes de vendas de forma eficiente, resultando em consistentes aumentos nas vendas. Durante a minha primeira gestão, consegui elevar as vendas em 120% por meio de treinamentos regulares e acompanhamento diário das metas de vendas.

Na segunda equipe, fui capaz de incrementar o volume de vendas em 250% graças à implementação de uma plataforma de CRM personalizada com a realização de eventos de acompanhamentos de todo a jornada do cliente. 

Graças ao sucesso dessas 2 gestões, fui transferido para gerenciar o departamento de vendas da filial do Rio de Janeiro, onde não só apliquei as mesmas técnicas de sucesso anteriores bem como e iniciei um trabalho junto ao departamento de Atendimento ao Cliente para identificar os pontos fortes e fracos da empresa. Desse trabalho nasceu uma coleção de vídeos de depoimentos favoráveis bem como de novos argumentos de vendas, que elevaram o volume das vendas do RJ em mais 300% em menos de um ano.


Então, o que me diz?

Qual dos dois candidatos você chamaria para uma entrevista?

No entanto, pode parecer simples, mas é necessário conhecimento, técnica, capacidade de escrita, elevação dos pontos chaves dentre outras habilidades, para conseguir construir uma descrição de experiência verdadeira e vendedora.

Mas a descrição das experiências profissionais são apenas um dos pontos a serem analisados em um currículo e há mais de 20 aspectos que precisam ser analisados e construídos corretamente.

Diante disso eu te pergunto: Como está seu currículo? Ele está atraente, vendedor e despertando o interesse de quem contrata?

Percebe então que se não tiver um bom currículo, sua efetividade ao concorrer em vagas de emprego pode estar sendo baixa?

Mas fazer um bom currículo exige competências, além uma boa dose de autoconhecimento. Você se conhece bem? Sabe quais são suas principais características? Quais delas estão alinhadas com seu objetivo profissional e quais não estão de modo a saber quais destacar e quais silenciar?

Além disso, sabe como divulgar amplamente seu currículo?

Conhece bem todas as etapas do Processo de Recolocação Profissional e como agir corretamente em cada uma delas?

Saberá se sair bem e com sucesso em uma entrevista de emprego?

Tudo isso é muito importante e agora pode perceber que apenas se candidatar em vagas de emprego pode não ser suficiente para você encontrar rapidamente seu novo emprego.

Nesta hora, convém pensar em investir para ter apoio e orientação profissional, já pensou nisso?

Este é um investimento que, se você conseguir diminuir em apenas 1 mês o período do desemprego, ele já estará pago e você já terá o retorno do seu investimento.

A Curriculum criou o Programa Curriculum Emprega que atua em todas as necessidades de quem está em busca por um novo emprego.

Com o Programa Curriculum Emprega, os profissionais podem usufruir de um pacote de ferramentas e serviços sem precisar investir neste momento financeiro delicado, pagando pelo serviço somente após ter sido contratado. Além disso, é possível parcelar o custo no cartão de crédito, reduzindo o possível impacto nos primeiros pagamentos.

Saiba mais sobre o Programa Curriculum Emprega