Em post anterior, já mostramos a você o quanto é importante relembrar suas realizações profissionais e dados que você poderá utilizar em entrevistas, currículos e em sua apresentação pessoal.

Mas vamos reforçar, aqui neste post, sobre quais dados você precisa organizar e reunir para escrever seu currículo.

Para a elaboração de um currículo objetivo e, ao mesmo tempo, atraente, é necessário que você primeiro reúna todos os seus dados profissionais para partir de um bom conteúdo inicial. Reunidos os dados, a próxima etapa será selecionar ou excluir várias destas informações, mantendo somente o que agrega real valor profissional a você, à sua carreira e principalmente aos seus atuais objetivos profissionais.

A coleta de dados o levará a recordar suas mais importantes aptidões, que não podem faltar em seu currículo.

Antes de iniciar este processo, vamos considerar como você deve encarar o seu currículo:  ele nada mais é que seu material publicitário, que vende um produto principal: você mesmo! O material deve ser elaborado como um folder ou folheto promocional, destacando o que o você tem de melhor.

Ao reunir dados, lembre-se de que, em grande parte dos casos, são os profissionais de recursos humanos que terão influência direta sobre sua recolocação. Em empresas com esta área estruturada, eles são os que primeiro decidem se você participará ou não de um processo. Então considere os seguintes fatores:

  • Você irá depender da análise do seu currículo por profissionais de recursos humanos. Portanto, procure a melhor forma de despertar o interesse deles, buscando mostrar realizações e resultados de trabalho que mesmo os profissionais que não são da sua área de atuação possam compreender facilmente ao ler seu currículo, ao mesmo tempo em que possam identificar em você as qualificações e conhecimentos técnicos que eles buscam. Mas evite linguagem excessivamente técnica e difícil de entender.
  • Os profissionais de RH normalmente dispõem de muito pouco tempo para ler cada currículo – como já detalhamos em post anterior. Textos extensos, numerosas informações e detalhes, assim como layout poluído, diminuem significativamente as possibilidades de sucesso. Além disso, junto com o seu currículo, talvez sejam analisados centenas ou até mesmo milhares de outros currículos. Priorize o uso de palavras-chave que retratem suas verdadeiras qualificações técnicas e pessoais e um layout que ressalte seus melhores resultados.
  • A elaboração e diagramação de um currículo que será impresso é bem diferente de um currículo que será exposto na Internet.

Muito bem, agora, mãos à obra! Prepare uma grande massa de informações sobre sua pessoa: todas as informações relevantes sobre seu passado, cursos, experiências. Relembre tudo o que já fez um dia em sua vida estudantil e profissional. Posteriormente você irá lapidar tais dados.

De forma detalhada, escreva tudo o que lembrar sobre sua Formação Acadêmica e Complementar, cada uma das escolas por onde passou e cursos que fez, mesmo aqueles que você considera aparentemente sem importância. Depois, faça o mesmo com sua Experiência Profissional, empresa por empresa, cargo por cargo.

Você fará uma viagem ao passado, uma regressão consciente. Isto possibilita uma valorização de sua autoestima, pois irá perceber quantos desafios já enfrentou e venceu, quantas pessoas de relacionamento difícil já conseguiu conquistar, quantas situações inusitadas já viveu, etc.

Talvez haja ainda os trabalhos de faculdade e/ou extracurriculares, monitorias, palestras, seminários e outras atividades que poderão acrescentar um conteúdo precioso a essa massa de informações inicial em nosso trabalho. Não se esqueça de seus trabalhos voluntários e atividades de ação social.

O benefício conquistado nesta etapa será não somente sua própria conscientização sobre todos os aspectos que poderão ou não compor o seu currículo, mas também a mentalização da experiência já vivenciada.

É provável que estas informações resultem em várias páginas, mas não se preocupe, o objetivo é esse mesmo. Nesta fase não sintetize nada, preocupe-se apenas em resgatar tudo o que já fez.

Uma vez concluída esta etapa, você irá resumir todas estas informações e criar o seu currículo de acordo com o seu momento, isto é, com seus atuais objetivos profissionais.

Este artigo é parte integrante do novo Manual da Recolocação Profissional, produzido pela Curriculum.com.br.
Novos artigos são publicados toda semana, até que o conteúdo integral do Manual esteja inteiramente publicado.

Acesse aqui mais artigos do Manual.