Conheça formas de responder às perguntas em entrevistas de maneira a conseguir o emprego desejado

Nas entrevistas de emprego, uma das perguntas mais recorrentes é a respeito do motivo que faz com que esteja interessado na vaga a que se está a candidatar. Durante a conversa, o candidato será avaliado em vários sentidos, no entanto essa resposta é essencial para definir a entrada ou não da pessoa na empresa.

A partir da resposta, o entrevistador consegue analisar muitas questões a respeito do candidato, como as habilidades, bagagem cultural e o real interesse na vaga aberta.

Analise estes quatro tópicos com respostas inadequadas para a pergunta, para que não os cometa também:

1- Nunca falar sobre a empresa

Quando a pergunta for feita, foque-se nos motivos que o impulsionam a desejar o cargo para qual se está a candidatar. Evite falar nas suas habilidades sem citar de que formas poderiam ser úteis para a empresa. O recrutador precisa perceber qual sua motivação para trabalhar na empresa.

2- Falar apenas do que importa para si

Os técnicos de recrutamento costumam perguntar quais são os seus objetivos em relação à vaga em questão, no entanto, não lhes interessam as questões pessoais. O foco da resposta deve ser em como a sua contratação será um elemento diferenciador para a empresa. Opte por unir os seus interesses com as suas características positivas para a empresa.

3- Falar sobre pontos irrelevantes

Não mencione informações da sua vida pessoal que não sejam solicitadas. Elas não serão levadas em conta na hora da escolha do profissional que será contratado. Além disso, use o tempo para levantar questões que convençam o entrevistador que você é o funcionário ideal.

4- Responder às perguntas de maneira errada

Embora o seu atual emprego possa ser pouco satisfatório, não tente convencer o seu possível futuro chefe que deve contratá-lo, porque trabalha num local que não lhe agrada. Foque-se nos motivos pelos quais você é bom para a vaga e não entre em detalhes de como os adquiriu.

Fonte: Universia Brasil