Pesquisadores da Harvard Business School afirmam que o sarcasmo pode ajudar a estimular a criatividade e o pensamento abstrato – não somente para o funcionário sarcástico como para quem ouve o que ele diz.

O sarcasmo é visto com abominação em muitas empresas: algo definido como contraprodutivo e tóxico dentro da cultura corporativa e supostamente um sinal de insegurança. Um novo estudo, porém, pode mudar essa visão. Realizado por pesquisadores da Harvard Business School, o estudo afirma que o sarcasmo pode ajudar a estimular a criatividade e o pensamento abstrato – não somente para o “funcionário sarcástico” como para quem ouve o que ele diz.

O estudo foi coordenado por Francesca Gino, que ao lado de seus colegas, realizou uma série de experimentos envolvendo 300 pessoas no total. Divididos em dois grupos, entre os que proferiam e escutavam os comentários sarcásticos e outro que não estava exposto a isso. Eles realizaram tarefas que testavam sua criatividade e pensamento abstrato, respondendo a uma série de questões.

Os pesquisadores publicaram os resultados no jornal Organizational Behavior and Human Decision Processes. Eles mostram que, após serem expostos a um certo nível de sarcasmo, os participantes aumentaram sua capacidade de resolver problemas de forma mais criativa, comparado àqueles que não tiveram essa exposição.

Isso não quer dizer necessariamente que o sarcasmo sempre ajuda. “O efeito do sarcasmo depende da habilidade do interlocutor de entender o sarcasmo que chega a ele”, afirmou Ella Miron-Spektor, psicóloga do Israel Institute of Technology ao Quartz. O Instituto israelita já estudou esse tema. “O sarcasmo aumenta as chances de conflito, o que pode trazer consequências negativas para os relacionamentos interpessoais”, disse.

Os pesquisadores também tentaram mensurar o estado de espírito dos participantes – já que estudos anteriores demonstraram que o humor desempenha um papel importante quando se leva em conta o que pode afetar a criatividade.

Nem tudo é tão positivo, no entanto. O estudo mostra que o sarcasmo não faz necessariamente as pessoas felizes. Com certeza, ele faz as pessoas se sentirem tensas. “Há muitas outras maneiras de incentivar e estimular a criatividade que são menos danosos do que criar um clima tenso em seu time ou na sua empresa”, afirmou ao Quartz Michael West, psicólogo de negócios.

Fonte: Época Negócios Online