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Artigo
O passo-a-passo para um networking de sucesso



por Marcelo Abrileri*

Nunca se falou tanto sobre networking como atualmente. Não há dúvidas que, com a globalização, o advento da Internet e crescente poder da conectividade, a quantidade de relacionamentos vem aumentando e se intensificando. 

O que é networking

Networking é uma palavra da língua inglesa que nasce da junção de duas palavras, net (rede) e work (trabalho). Quando unidas e colocadas no gerúndio, (ing), que dá o sentido de continuidade, trazem o significado da “atividade de criação, desenvolvimento e manutenção de uma rede de relacionamentos”. 

Estas atividades são realizadas por meio do aumento e intensificação de contatos pessoais, troca de informações, conselhos, oportunidades profissionais ou de negócios. 

Diferentemente do que alguns pensam, networking é uma rede de relacionamentos formada não apenas por pessoas do âmbito profissional, mas também por todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o indivíduo em diversas esferas sociais: família, amigos, colegas de escola, do trabalho e de outras atividades. 

Na hora de criar e desenvolver uma rede de relacionamentos, quantidade é importante, mas qualidade é fundamental. 

Como conquistar, manter e ampliar uma boa rede de contatos? 

Há um ditado muito apropriado para este momento: “Em vez de caçar borboletas, cuide do seu jardim e elas virão até você”. Portanto, construa e mantenha belo e agradável o seu jardim, ou em outras palavras: seja atraente! 

Não é atraente quem trai, é mentiroso, falso ou dissimulado. Também não é atraente o orgulhoso, pedante ou arrogante. Tampouco é atraente o chato, inoportuno e grudento. 

Por outro lado, uma bela personalidade sempre é atraente e, sobre isso, podemos dizer que tem uma personalidade atraente quem é educado, cortês, elegante, amigável, simpático e alegre. 

Bons valores também atraem, portanto cultive-os, tais como honestidade e integridade. Seja verdadeiro, não minta, busque a paz e cumpra sua palavra. 

Por onde circular?

Sobre alguns meios, além da família, a escola e trabalho, você poderá procurar lugares e situações que proporcionem oportunidades de conhecer novas pessoas (clube, cursos, ONGs, trabalhos voluntários, entre outros). 

Como lidar com seus contatos?

Quanto maior a quantidade de pessoas com quem nos relacionamos, maior o tempo e a energia que terá de despender, caso contrário todos os relacionamentos permanecerão rasos. Assim, é muito importante saber dosar a quantidade de pessoas, bem como o foco das atenções. 

No entanto, você não conseguirá despender o mesmo tempo e energia com todos. Sendo assim, entendo que seja saudável você categorizar sua rede de contatos. Para isso sugiro que estabeleça seis níveis importantes: 

Categoria: amigos ou mais próximos

Quem são: são amigos, parentes e os mais próximos. Nesta categoria estão seus melhores e principais contatos. 

O que fazer: mantenha contato com estas pessoas, seja por e-mail, comunicadores instantâneos, telefone, mas principalmente procure ter contato pessoal. Programe passeios, almoços, jantares, happy hours e tenha convívio com elas. Estas provavelmente são as principais pessoas da sua vida.

Categoria: de relacionamento constante

Quem são: são aquelas pessoas que fazem parte do seu trabalho, da sua escola ou mesmo seus vizinhos. 

O que fazer: seja amigo e lembre-se que o amigo não fala mal pelas costas, não participa da radio-peão, é colaborativo, agradável e também demonstra interesse. 

Categoria: os novos

Quem são: são aquelas pessoas a quem você já foi apresentado uma vez e que chegou a ter alguma conversa ou rápido relacionamento. 

O que fazer: esta é a categoria mais importante para o aumento do seu networking. Com estes, promova um encontro presencial, um almoço, um jantar, um happy hour ou mesmo um passeio. Tenha em mente que estes encontros são uma incógnita e que até poderá se decepcionar com a pessoa. No entanto, melhor ter logo uma decepção e definir para que grupo esta pessoa vai do que ficar investindo tempo e energia com um contato que é apenas uma expectativa, e que depois demonstra ser frustrante. 

Categoria: os apenas conhecidos ou mais distantes

Quem são: são aquelas pessoas a quem você já foi apresentado ou com quem já interagiu, mas não teve oportunidade de conhecer melhor e, portanto, não pode ainda fazer parte da categoria “novos”. 

O que fazer: você deverá entrar em contato com certa periodicidade, seja pessoalmente, através de um telefonema ou mesmo por e-mail. Mas lembre-se: faça isso sempre de forma saudável, sem falsidade. 

Categoria: os ex-mais próximos

Quem são: este grupo é composto daquelas pessoas que já foram amigos ou mais próximos um dia, mas que, por qualquer razão, deixaram de ser. 

O que fazer: este grupo é subdividido entre aqueles que são “ex-mais próximos” simplesmente porque a correria do dia-a-dia ou a distância fizeram com estes deixaram de ser mais próximos, ou porque você optou por mantê-los mais distantes. No último caso, somente você saberá dizer que tipo de tratamento desejará ter com estes. No entanto, no caso daqueles que são “ex-mais próximos” simplesmente pela distância ou pela falta de tempo, procure não dar a estes menos atenção do que você estiver dando aos “apenas conhecidos ou mais distantes”. 

Categoria: os indesejados

Quem são: aqueles que você deseja manter distantes (pessoas com quem você não tem afinidade). O que fazer: é importante ter cuidado, pois talvez nela estejam pessoas que podem prejudicá-lo e, por isso, de certa forma você precisará dar atenção e cuidar delas. 

Atenções especiais:

O que sempre se deve procurar fazer: 

•  Lembre-se das datas que são importantes para seus contatos.

•  Seja agradável e compreensível. 

O que nunca deve ser feito:

•  Manter muitas pessoas na primeira categoria.

•  Ser inconveniente ou forçar a barra.

•  Forçar uma intimidade que não existe.

•  Colocar sua necessidade como uma obrigação para seu contato.

•  Mentir ou agir com falsidade: mantenha isso como um valor seu.

•  Ser político no sentido pejorativo da palavra.

•  Ser falso ou agir de modo interesseiro. 

Por fim, caso esteja se relacionando com alguém notável, importante ou famoso, você poderá ganhar pontos por saber se manter mais à distância, compreendendo a situação. Por ser compreensível, demonstrar consideração e não ser mais um que deseja sugar as energias de outro, você ganhará mais simpatia do seu contato. 

*Marcelo Abrileri é sócio-fundador e presidente da Curriculum.com.br, com um vasto conhecimento em Recursos Humanos, área em que atua há mais de nove anos.



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