Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 1/1/2000 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Gazeta Mercantil S/A
Web Revoluciona Setor de RH

Oferece e procura de mão-de-obra estão ganhando relação mais dinâmica na Internet. Exposição mundial, triagem automatizada e uso da interatividade na busca do profissional desejado são algumas as novidadestrazidas por empresas virtuais dedicadas à terceirização do recrutamento de recursos humanos (RH) e que crescem rapidamente.

Até tradicionais companhias de adnimistração de RH, como a Catho, passaram também a oferecer serviço pela rede mundial de computadores. Muitas corporações ligadasaos setores de tecnologia da informação já definiram esse modelo como o único para encotrar seus funcionários. A comunidade virtual no País formada por dezenas de milhares de pessoas que se cadastraram,espontânea e gratuitamente, nos bancos de dados de currículos na web, ainda está concentrada nos níveis médios, na maioria gerência.

Mas o alvo tende a ser bem mais amplo. "Queremos eliminar as pilhas de papel na hora da escolha do empregado", avisa Mário Kaphan, diretor da Humana Informática, dona do site vagas.com.br. O mercado de RH, Acredita ele, já reque fontes de informação alternativas e mais rápidas que os pesados arquivos dos departamentos de pessoal.

Para isso, a empresa colocou há quatro meses no ar um endereço eletrônico que, além de armazenar número ilimitados de currícilos independete da categoria profissional, oferece sistema próprio para sua análise e gerenciamento. A disponibilização do perfil e histórico profissionais é grátis e as empresas pagam para sondar essas informações.

Os dados são cruzados no site pelos próprios usuários, pessoas físicas e jurídicas, com as oportunidades de emprego divulgadas por empresas associadas. Existe a opção, através de um software instalado na empresa-cliente, da "descida" ou cópia de um lote de currículos selecionados diretamente para seu banco de dados. Elas também podem exibi links para receber "vsitas" de seus candidatos.

Uma das curiosidades do sistema da Humana está na limitação geográfica, por um mapa com todos os municípios do Brasil, da região num raio de 150 quilômetros onde o candidato deseja trabalhar ou onde estão abertas determinadas vagas.

Como o processo via Web muda por completo o conceito de preenchimento de cargos e da própria estrutura doméstica dos departamentos de recursos humanos, Kaphan e sua equipe estão acompanhando de perto a implantação nas empresas da fórmula digital de recrutas. Hoje, 12 mil currícilos e 400 companhias utilizam o vagas.com. Entre os principais alvos estão empresas e departamentos de RH.

Graças ao seu perfil de atuação concentrado em profissionais do nível médio até o de alto executivos, público acostumado ao convívio da Internet, a Específica Consultoria foi uma das primeiras a aderir ao vagas. A consultora Rosely Talasam, ilustra que, através do site, um cargo altamente qualificado foi preenchido em três dias, após seis meses de buscas via anúncios de jornais.

Ela destaca a facilidade de se poder fazer exclusões dos currículosindejados logo após recebidos através de comandos do software. Além de informática, outros setores, como o financeiro, estão entre os que começam a intensificar o uso da ferramenta digital par selecionar pessoal.

Com um extenso banco unificado e padronizado de currículos, a Tecnonet Tecnologia, também da capital paulista, criou o curriculo.com.br. O site já é o maior sucesso desse emergente segmento, com quase 70 mil currículos listados e uma captação média de 300 por dia. O diretor Marcelo Abrileri ressalta que o maior serviço de sua empresa está na recolocação de profissioais. Ao contrário do vagas, 60% de seu público está empregado.

Quase metade dos inscritos são paulistas, têm carro e faixa etária entre 25 e 40 anos. Para examinar o conteúdo dos currículos, a empresa associada paga anualidade de R$ 4 mil, que pode ser parcelada em até seis vezes.

A expectativa da Tecnonet é chegar a 100 mil currículos cadastrdos ainda neste semestre. Por outro lado, Abrileri ressalta que a tendência é do número de vagas divulgadas pelo curriculum estacionar ou reduzir com a organicidade do sistema. "A vaga só existe quando a empresa não tiver o profissional em seus quadros para preenchê-la. Com o banco de dados, isso deixa de existir".
Um dos pioneiros do segmento, o site curriculum também acaba de inovar com o lançamento das versões em inglês e espanhol. A conversão de vagas e currículos para línguas estrangeiras não implicou só em tradução de nomes de cargos, mas em adaptação de cultura. Abrileri, são assessores, que podem ter a denominação inglesa tanto de "advicer" quanto "consultant" dependendo da função que exercer.

Internet já abriga perfil de profissionais e é usada por grandes empresas de consultorias como canal de informação.



Voltar