Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 22/1/2000
  Fonte: Diário Popular PrintScreen: Veja o printscreen da matéria original
Páginas especializadas geram chance de emprego

Colocar um Currículo na Rede mundial de computadores pode ser uma saída para arrumar uma vaga no mercado de trabalho.

Aposentado desde 97, o brasiliense Fausto Aragão Albuquerque, de 52 anos, já havia desistido de trabalhar. Mas, no início de 99, a vontade de garantir um futuro mais confortável para os dois filhos o impulsinou a tentar um novo emprego. Acostumado a navegar na internet, resolveu arriscar e cadastro seu currículo no www.curriculum.com.br , um do inúmeros endereços da Web que oferecem espaço aos interessados para conseguir emprego e às empresas que precisan de novos profissionais. “Na minha idade não da para ficar batendo de porta em porta à procura de uma vaga”, comenta o ex-programador de computadores da Petrobrás.

Três meses depois, ele já era o novo consultor da Companhia Energética de Brasília (CEB). Animado, Fausto resolveu adiar ainda mais as planejadas férias e começa a apostar em outras empreitada. Em julho, ele, juntamente com os novos companheiros de trabalho, devem lançar um novo portal de acesso gratuito à Internet, em Brasília. “O serviço oferecido pelo site serviu como um trampolim para o meu retorno à carreira”, comemora, consciente de que a formação em administração de empresa e os mais de 110 cursos de informática também ajudaram.

É buscando uma nova oportunidade, como a conseguida por Fausto, que milhares de profissionais começam a apostar na Internet como um meio eficaz de conseguir emprego.Além da rapidez e da comodidade, a preferência de algumas empresas por consultas on-line a diversos currículos também conta.

Muitos empregadores já deixaram os tradicionais anúcios de lada e passaram a procurar profissionais diretamente na Web. Segundo Kiko Tanigami, gerente de operações da Every Sistems, empresa de soluções tecnológicas em homebankings, a rede agiliza o processo de seleção, facilitando a contratação. “Não precisamos mais olhar aquela pilha de currículos. Bastaentrar na página e dirigir as palavras que trcem o perfil do profissional desejado”, explica ela, que utiliza o serviço há mais de um ano.

De olho na tendência, a artista plática Vanessa Ferreira Poitena,de 26 anos também resolveu arriscar e desistiu das filas de correio. “Quando acesso os sites especializados, sei que vou conferir uma lista de instituições que estão inteessadas em recrutar pessoal. Não preciso atirar no escuro”, comenta. Como um currículo no Intermundi ( www.intermundi.com.br ) há pouco mais de uma semana, a moça ainda não recebeu retorno, mas adianta que não pretende desistir. “Sei que vou precisar de paciência para conseguir alguma coisa na área que escolhi”, afirma, alegando que a mão-de-obra especializada em informática é a mais procurada.

Diversidade

O número de profissionais ligados à informática que têm sucesso o recorrer à rede mundial de computadores para divulgar os seus currículos ainda é superior ao dos pretendentes das de mais áreas. A Catho, por exemplo, empresa com mais de 22 anos de experiência em recolocação de execultivos, chegou a criar um banco de dados especialmente para estes profissionais, o www.catho.com.br/informatica.

O quadro, no entanto, deve se reverter rapidamente. “A diversidade de profissionais cadastrados nos sites tende a ficar cada vez maior e, com isso, os empregadores vão perceber que qualquer vaga p[oderá ser preenchida sem burocracia”, defende Marcelo Abrileri, diretor da Curriculum.com. O site chega a oferecer às empresas uma sala exclusiva para entrevistas on-line.

O estudantes de engenharia, Robson Enedino e Silva, de 25 anos, também acredita nisto. Tentando, sem sucesso, conseguir o primeiro estágio pela rede há um mês, ele afirma: “As pessoas ainda não estão habituadas, mas a Internet é um meio promissor de contratação”, aposta.

Mesmo assim, vale lembrar que colocar o currículo na rede não é garantia de um final feliz. “As páginas especializadas não arrumam emprego para ninguém, elas geram entrevistas. O sucesso profissional depende da capacidade de cada um”, ensina Adriano Arruda, gerente de cadastramento do Catho. Interesse e vantade de estar sempre atualizado ainda são apontados como fatores principais para a boa colocaçãoem qualquer carreira.



Voltar