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  Data: 6/10/2004
  Fonte: Informativo Camara-e.net PrintScreen: Veja o printscreen da matéria original
O entrevistado desta semana é Marcelo Abrileri, CEO da Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br e a Camara-e.net acabam de formalizar parceria para criação do Banco de Talentos Camara-e.net. Quais são os objetivos e o que espera deste acordo?

Fico bastante feliz com esta parceria entre a Curriculum e a Camara-e.net, pois entendo que ambos ganharão com ela. Para a Curriculum, a parceria gera aumento da visibilidade junto a novos profissionais e empresas. A Camara-e.net passará a dispor de uma excelente ferramenta para administração do seu banco de talentos, podendo oferecer o que há de melhor em recrutamento e seleção online às empresas, assim como uma ferramenta de divulgação e recolocação profissional online ao seu público de profissionais.

Como funciona esta ferramenta? Os associados da Camara-e.net terão acesso ao sistema?

Desde o princípio, o objetivo da Curriculum foi tirar o foco no anúncio de vagas e direcioná-lo à manutenção do currículo na Internet, através de um sistema que administra uma grande base de currículos. É um conceito similar a uma grande vitrine de profissionais, o lugar onde as empresas podem localizar e identificar rapidamente os candidatos com o perfil adequado às suas vagas. Percebemos a necessidade de atender às empresas de maneira personalizada, de modo que elas pudessem criar e administrar suas próprias bases de currículos. Para isso, desenvolvemos um sistema para o gerenciamento de grandes quantidades de currículos, o Sistema UCN de Gerenciamento de Currículos. O sistema é capaz de administrar bases distintas de currículos de várias empresas, por meio de uma única interface de navegação e tecnologia de cadastramento. Com este sistema, podemos atender distintamente a cada empresa que se torna nossa cliente. Volkswagen, Credicard, Roche e Promon, dentre outras tantas, já são exemplos de empresas que já utilizam nosso sistema, mantendo suas bases de currículos completamente separadas da nossa grande base compartilhada, oferecendo ao usuário sempre a mesma interface de relacionamento, porém com layout adequado à identidade visual de cada empresa. Com o sistema, também somos capazes de criar bases distintas com grande velocidade e excelentes resultados. Por exemplo, no evento Expo Carreira, realizado há pouco, obtivemos em poucos dias o cadastramento de milhares de currículos de candidatos das melhores universidades, penúltimos e últimos anistas, bem como de recém-formados, interessados em ingressar em programas de trainees e estagiários nas empresas. Da mesma forma, utilizando o Sistema UCN, criaremos uma base diferenciada para os usuários da Camara-e.net. Estes poderão cadastrar seus currículos através do portal da Camara-e.net, mantendo-os disponíveis às empresas. Nosso sistema possibilita o cadastramento de currículos de candidatos de maneira única e distinta. O candidato acessa o site da empresa e se cadastra, com grande praticidade, identificando-se de maneira única por meio de seu CPF, o que impede o cadastramento duplicado de currículos e favorece a identificação do candidato cadastrado em outras bases gerenciadas pelo sistema. No banco de talentos da Camara-e.net, estarão visíveis todas as vagas de todas as empresas conveniadas que utilizarem a ferramenta. Tanto a Camara-e.net quanto seus associados poderão pesquisar currículos na base de candidatos, bem como anunciar suas oportunidades de trabalho na Internet utilizando este sistema.

Como o senhor vê o desenvolvimento do setor de serviços na internet?

Não acredito que qualquer coisa possa hoje ter seu lugar na Internet. Alguns modelos de negócios já mostraram que terão dificuldades de vingarem na Net pelo menos num curto prazo de tempo. No entanto a Internet é um fato irreversível e todos caminhamos para estarmos cada vez mais dependentes dela. Diria que hoje o varejo é um dos segmentos em grande ascensão no cenário atual, não só no Brasil, mas em toda a Internet. As pessoas vêm perdendo cada vez mais o medo de comprar na web, algo que inicialmente chegou a parecer uma barreira intransponível para alguns. Perder o medo de comprar na rede é algo que iria acontecer mais cedo ou mais tarde, mas o importante é que isso está acontecendo hoje e representa uma etapa de grande avanço para todos os negócios atualmente realizados em meio digital.

A percepção do público consumidor, antes receosa com as questões de segurança relacionadas a cadastros e compras via web, encontra-se cada vez mais receptiva às vantagens oferecidas na aquisição de produtos e serviços via web. Esse tipo de percepção está se tornando cada vez mais comum, e acredito que vem se refletindo em todos os segmentos de negócios na web. Trata-se de um passo fundamental no estabelecimento da cultura em torno da Internet, com a efetiva tradicionalização do uso da rede como um ambiente eficiente e indispensável para negócios, tanto para consumidores quanto para pequenas, médias e grandes empresas. Neste cenário se encaixam, sem dúvida, os serviços que a Curriculum fornece aos profissionais e às empresas.

Atualmente, quais são os principais obstáculos enfrentados pelo setor de RH, através da internet, na busca de talentos e no desenvolvimento de carreiras?

Com relação à busca de talentos, a área de Recursos Humanos se manteve alheia, até pouco tempo, a vantagens fundamentais oferecidas pela micro-informática e pela Internet. Lógico que não me refiro à área responsável pela folha de pagamento, por exemplo. Refiro-me à área de Recrutamento e Seleção. O processo de Recrutamento e Seleção carecia totalmente de sistematização eletrônica, sendo totalmente executado à mão em tarefas como pesquisa, convocação e triagem de currículos, bem como a prospecção de candidatos que apresentem determinado perfil profissional. Assim, os profissionais que atuam na área de RH se habituaram a realizar os processos em seu departamento praticamente sem nenhum auxílio expressivo da tecnologia. Isto, sem dúvida, foi e ainda tem sido uma grande barreira a ser transposta para quem traz tecnologia ao setor. Por outro lado, pela complexidade do processo e pela dificuldade em transpô-lo para sistemas computadorizados, houve e ainda há uma grande oferta de sistemas pouco ou nada eficientes. Assim, os departamentos de RH enfrentam bastante dificuldade para encontrar soluções realmente eficazes, que administrem bases de currículos ou o processo de recrutamento e seleção de forma competente e que ofereçam vantagens reais aos profissionais de RH. Infelizmente, o que vemos hoje, de forma ampla, é a mera transferência do anúncio da vaga em mídia impressa, os jornais, para o meio eletrônico, a Internet. Em sistemas baseados nessa idéia simplista, o trabalho é o mesmo, ou maior, pois só muda de lugar, já que os currículos, que antes vinham impressos em papel, chegando pelo correio tradicional, agora chegam digitalizados, via e-mail. E procurar o candidato com o perfil requerido em meio a centenas ou às vezes milhares de e-mails é uma tarefa improdutiva, dispendiosa e não agrega valor nenhum ao processo. O trabalho aumenta, ao mesmo tempo em que perde em eficiência. Este tipo de mudança não melhora em nada o processo de Recrutamento. Apenas muda a forma de comunicação entre a empresa e o candidato. Este modelo de serviço suposto como um sistema de recrutamento online oferecido em praticamente todo o mundo não traz vantagens para o profissional de RH. Pelo contrário, acaba atrapalhando, pois ele tem que imprimir currículos que antes já vinham impressos, aumentando o tempo e o custo do processo. Se ele decidir não imprimir, enfrentará dificuldades ao separar currículos por categoria ou interesse, como podia fazer anteriormente, com muito mais facilidade, quando estes já vinham impressos. E ainda corre o risco de ter seu computador infectado por vírus, entre muitos outros problemas.

Quais as expectativas de crescimento do setor?

O setor compreende dois principais segmentos: profissionais que buscam recolocação profissional e empresas interessadas em implementar soluções de alta tecnologia para otimizar seus processos de recrutamento e seleção. O segmento de profissionais mostrou uma violenta expansão há quatro anos. Acredito que o crescimento deste segmento, atualmente, acompanha o crescente ritmo da própria Internet em desenvolvimento de negócios. Quanto ao segmento das empresas, é um mercado em franca ascensão, pois o processo de recrutamento está ocorrendo cada vez mais via Internet. Atualmente, os processos de recrutamento e seleção online que envolvem candidatos com nível técnico são a parcela mais representativa. Futuramente, os processos online passarão incluir mais expressivamente a seleção de candidatos ao longo da hierarquia, incluindo desde o nível operacional até o gerencial e de direção. Mas vejo que é um mercado em formação e que ainda haverá grandes mudanças

Futuramente, quais são os principais projetos do Curriculum.com.br?

Hoje, já estamos colocando em prática outros negócios que giram em torno de nossos principais conceitos de serviço: desenvolvemos o sistema para a Expo Carreira, uma feira onde as maiores empresas buscam os melhores talentos do mercado para seus processos de trainees e estagiários. Temos o jornal semanal Emprego SP, que divulga em mídia impressa as vagas anunciadas pelas empresas. E estamos concluindo um grande projeto que unificará o Sistema UCN e a metodologia Veca de avaliação por competências, desenvolvida pela Alba Consultoria, já disponível via Internet com o site WebVeca. Acreditamos que este será, sem dúvida, um grande marco no setor, pois permitirá às empresas e aos profissionais utilizaram o sistema e a metodologia por meio de uma única interface.

Qual a posição do mercado brasileiro, em relação aos outros países, quanto ao desenvolvimento de tecnologia para Recrutamento e Seleção?

Em outros países, nosso mercado de atuação é totalmente mantido pelas empresas, que pagam para anunciar suas vagas na Internet. Aqui no Brasil, devido à grande disponibilidade de mão-de-obra, o mercado é sustentado pelos profissionais, que custeiam o processo do anúncio de vagas, uma vez que as empresas permanecem anunciando gratuitamente. No entanto, desde 1998, vislumbramos a possibilidade de uma mudança radical neste modelo. Não estamos centrados no anúncio da vaga. Não que ele não exista, mas não é o foco. Estamos concentrados na armazenagem e manutenção contínua do currículo do profissional. Assim, em nosso sistema, o cadastramento é gratuito, havendo apenas um modelo pago como opção. Na Curriculum, o profissional mantém seu currículo cadastrado ao longo de sua carreira, enquanto desejar manter-se disponível e aberto para o mercado de trabalho. O conceito ideal é que o nosso sistema passará a incluir, progressivamente, todos os profissionais disponíveis do mercado, tornando-se o melhor lugar para as empresas pesquisarem candidatos para suas vagas, minimizando drasticamente a necessidade do anúncio da vaga, seja no jornal, seja na Internet. As vagas sempre existirão, mas o anúncio delas tenderá a desaparecer, pois as empresas poderão encontrar diretamente, em segundos, os currículos de que precisam, no sistema da Curriculum.com.br. Portanto, deixo aqui minha recomendação aos profissionais que lêem esta matéria: não deixem de se cadastrar na Curriculum.com.br, e agora no Banco de Talentos da Camara-e.net. Não importa seu cargo ou sua profissão, se está ou não empregado, cadastre e mantenha sempre atualizado seu currículo. E para as empresas, recomendo que utilizem a Curriculum.com.br e o Banco de Talentos da Camara-e.net para seus processos de recrutamento e seleção, e descubram como a informática e a Internet podem ajudá-los em seus processos.



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