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  Data: 24/4/2012 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Mega Portal
Maioria dos candidatos não recebe retorno sobre processo seletivo

A maioria dos candidatos a uma vaga de emprego (83%) não recebe nenhuma resposta dos recrutadores sobre o término do processo e a participação destes no resultado da seleção. É o que mostra pesquisa encomendada pelo portal Curriculum à Gentis Panel para saber a atitude do departamento de Recursos Humanos das empresas em relação à participação dos candidatos em processos seletivos. No estudo, foram avaliados mais de 2.500 profissionais.

Ainda de acordo com o estudo, entre os profissionais que obtiveram uma resposta dos selecionadores (17%), a maioria disse que o tempo médio para retorno é em até uma semana. No entanto, mais da metade daqueles que tiveram alguma resposta (51%) afirma que nunca recebe nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação.

Em geral, a pesquisa demonstrou a grande insatisfação dos entrevistados em relação a essa atitude recorrente dos profissionais de RH, pois 98% deles afirmam que gostariam de obter um feedback para não persistir no erro nas próximas vezes, além de avaliarem que o gesto demonstraria respeito.

“Percebemos com esta pesquisa que, infelizmente, ainda há muitos profissionais de Recursos Humanos que talvez, pela correria do dia a dia, acabam esquecendo, desconsiderando ou não podendo cumprir uma parte muito importante do processo, que é o feedback, além de oferecer informações relevantes para os candidatos durante essa etapa de contratação”, diz Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

Quando questionados se alguma vez já sofreram atraso em ser atendidos pelo RH na entrevista, 62% afirmaram que sim. A maior parte (41,5%) esperou e compreendeu, mas assumiram que o ideal seria que o responsável pelo processo tivesse avisado com antecedência que iria se atrasar.

Em relação ao primeiro contato dos selecionadores com o candidato pelo telefone, o levantamento mostrou que 74% consideram que não obtêm informações satisfatórias e detalhes suficientes sobre as vagas oferecidas. No entanto, aqueles que afirmaram que os dados sobre a oportunidade de emprego foram adequados na primeira ligação e puderam apurar a veracidade depois (21%) disseram que, em geral, as informações estão corretas e alinhadas com a realidade informada no primeiro contato.

Os profissionais responderam ainda quais informações julgavam importantes serem ditas logo no primeiro contato com os recrutadores. Segundo eles, o salário (17%), nome da empresa (16%), local de trabalho (15%), atividades a desenvolver (15%) e horário de trabalho (13%) são mais importantes do que saber num primeiro momento quais os benefícios que a companhia oferece. Somente 12% apontaram este item como essencial.

Para Abrileri, a mera utilização de um e-mail de resposta a todos que participaram do processo já seria um grande avanço e melhoraria a percepção dos candidatos.

”Sem contar que isso ajudaria na melhoria da imagem da empresa num possível novo contato com os interessados em fazer parte da companhia”, ressalta o presidente da Curriculum.




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