Data: 21/5/2001 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Bolsa de Mulher
Emprego na Internet

O velho risco vermelho no jornal, aquele em volta de um anúncio de emprego, ficou para trás. Agora a maneira de se tornar visível no mercado de trabalho mudou um pouco. Com a Internet, não é mais necessário ficar sujando as mãos com tinta de jornal, basta cadastrar seu currículo nos sites das empresas (ou nos bancos de dados de RH) e esperar um singelo e-mail chamando você para uma entrevista. Além disso, grande parte das instituições já estão fazendo avaliações e até entrevistas online.

Há, basicamente, três formas de usar a Internet para conseguir emprego: a primeira é entrar no site da empresa e cadastrar seus dados (a maioria delas já tem essa opção), a segunda é contratar um serviço de um banco de dados de currículos, como o Curriculum e o Catho e a terceira é mandar seu currículo por e-mail, para as empresas ou pessoas que interessem. Essa, porém, é só a primeira etapa, aquela que dá a chance de você ser chamado para um processo seletivo. O uso da Internet, no entanto, não pára por aí...

A economista Beatriz Nogueira conta que conseguiu o seu atual emprego bisbilhotando na rede. "Eu já havia mandado meu currículo para diversas consultorias de RH e para os departamentos pessoais de algumas instituições financeiras e nada. Mas, foi navegando na Internet, pulando de um link para outro, que cheguei até o site de um banco, na Espanha, que estava anunciando uma vaga. Eu preenchi o formulário, respondi umas questões e fui convidada a fazer uma entrevista por chat. Nunca imaginei que isso existisse!", conta ela. Beatriz continuou no processo e acabou indo para última entrevista na Espanha. No Brasil, algumas empresas também estão usando a rede como ferramenta de seleção e fazendo online as primeiras etapas do processo.

A Credicard, por exemplo, realizou no ano passado um enorme processo de seleção, para trainee, em parceria com o Curriculum.com.br, em que os candidatos fizeram as primeiras cinco provas pela Internet. "A Credicard nos procurou para tentar otimizar o processo e diminuir os custos. Tivemos 14 mil inscritos. Foram selecionados 11 mil para fazer as provas e 4,8 mil terminaram todos os testes. Destes, ela chamou 600 para as dinâmicas e entrevistas. Inicialmente, ela queria contratar 13 pessoas, mas acabou contratando 25, tamanha era a qualidade dos candidatos selecionados. No ano anterior, ela não tinha nem conseguido preencher as vagas porque os finalistas não atendiam às necessidades. O processo foi um sucesso!", diz o CEO do Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri. A publicitária Vanessa Pontes participou da seleção da Credicard e ficou entre os candidatos selecionados para os testes presenciais. "Foi a primeira vez que eu fiz prova na Internet e achei tranqüilo. Fizemos testes de lógica, conhecimentos gerais, inglês, redação etc. O melhor foi que o processo se adequou, de certa forma, à minha agenda. Eu tinha um compromisso na hora em que deveria estar fazendo as provas, mas liguei e marquei outro horário. Se fosse da forma convencional, eu jamais poderia ter feito isso", conta Vanessa.

Muitas empresas, como a Starmedia Networks, buscam candidatos e anunciam vagas nos bancos de dados de currículos, com freqüência. A analista de recursos humanos da Starmedia, Alessandra Silvestre, diz que já teve sucesso nas contratações de pessoas que encontrou num desses sites. "Eu encontrei a pessoa certa para o cargo que eu precisava preencher. Em geral, busco pessoas nos sites Vagas.com.br, Curriculum, Job On Line e Catho", afirma ela. O recrutamento online não é novidade para algumas empresas. A Motorola já trabalha com seleção pela Internet há dois anos, mas afirma que ainda não deixou e receber o velho currículo em papel. "Temos um sistema de recrutamento próprio, que é utilizado mundialmente. O candidato que quiser se candidatar a uma vaga, pode escolher o país de interesse e a área em que gostaria de trabalhar. Usamos a Internet como instrumento, pois acreditamos na agilidade da comunicação, mas ainda utilizamos o processo tradicional", diz Claudia Gargione, da equipe de recrutamento da Motorola.

Mesmo com a etapa online facilitando, otimizando e diminuindo os custos da seleção, o contato pessoal é indispensável para escolher a pessoa certa. Segundo a dona da High Flyers, Jane Assis, o tête-a-tête vai ser sempre necessário, pois, numa organização, os resultados dependem absolutamente do trabalho em equipe e a confiança e o respeito só se constróem pessoalmente. A diretora da ABRH-Rio, Isa Assis, concorda. "Não acredito que um processo de seleção possa ser feito somente via Internet, pois a entrevista é muito importante", afirma ela.

Para conseguir um bom emprego vale qualquer sacrifício, mas você não precisa ficar gastando sola de sapato. Aproveite os benefícios que a Internet trouxe e fique atenta às novidades. Além de trabalho, você pode conseguir cursos online excelentes, que podem dar um upgrade na sua carreira.