Empresas investem em entrevistas virtuais para diminuir falta de candidatos na etapa presencial do processo seletivo
São Paulo, setembro de 2008 – Mesmo com uma boa parte da população brasileira desempregada, os selecionadores reclamam da dificuldade que têm para fechar uma vaga.
Por um lado pela falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho, mas por outro, pela falta de interesse e empenho daqueles que estão à procura de um emprego. “Quase sempre, na hora da entrevista presencial, por mais que todos os candidatos confirmem a presença, muitos faltam”, comenta Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, site especializado em recrutamento online e recolocação profissional.
Analisando esse cenário, empresas especializadas em recrutamento online desenvolveram ferramentas que permitem ao profissional de Recursos Humanos entrevistar o candidato via web antes de chamá-lo para a etapa presencial. Este processo já elimina aqueles que têm pouco interesse na vaga e destaca os mais interessados, que são depois chamados para comparecer às entrevistas.
No entanto, mesmo tendo interagido com o candidato no meio virtual, ainda há faltas no processo presencial. “As entrevistas virtuais ajudam a diminuir o número de faltas, mas não são suficientes para zerá-lo”, analisa o executivo.
Segundo ele, o ideal é que a relação entre recrutador e candidato seja sempre transparente, honesta, objetiva e amigável, para que o processo de seleção ocorra bem para ambos os lados. “O interesse em fechar a vaga é mútuo e o feedback de uma parte para com a outra, mesmo quando negativo, sempre é uma demonstração de respeito e profissionalismo”, conclui Abrileri.
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