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Videocurrículo e sua repercussão entre os brasileiros


Currículo em formato de vídeo não é muito utilizado pelos usuários do Brasil, segundo especialista que lançou o produto bem antes da moda pegar no exterior


São Paulo, dezembro de 2008 - Com a consolidação do currículo online e a explosão do uso da Internet para a disseminação de vídeos, um novo formato para a apresentação do candidato está virando mania: o videocurrículo. 

No exterior, a moda parece que está começando a pegar. Afinal, é vantajoso poder conhecer melhor o candidato, como ele se comunica, sua maneira de falar e sua postura sem precisar marcar uma entrevista.

No Brasil, alguns candidatos, antenados à tendência mundial, começam a se arriscar. Mas será que vale a pena? Ou ainda, será que vale o risco?

A Curriculum.com.br lançou em 2004 o “Vídeo Curriculum”, muito antes dessa moda chegar ao exterior, mas recentemente encerrou o serviço pelo pouco uso dos usuários. "As vendas permaneceram baixas desde o lançamento e o ganho para o candidato era muito pequeno”, explica Marcelo Abrileri, especialista em tecnologia para RH e presidente da Curriculum.com.br.

Um bom videocurrículo deve ser dirigido como um curta metragem, e o candidato deve interpretar o papel dele mesmo. No entanto, as pessoas têm dificuldade de expressão frente à câmera, e isto faz com que os textos sejam falados de forma pouco espontânea ou, em alguns casos, quase que lidos. Isto não produz um bom videocurrículo. “Como temos um comprometimento com a qualidade, fomos obrigados a investir horas para poder chegar a um resultado satisfatório”, acrescenta Abrileri.

O videocurrículo não substitui o currículo tradicional, mas sim o complementa. Ele só é visto depois que o analista encontrou o candidato e, para isto, foi necessário se ter um currículo tradicional. Como todo e qualquer complemento do currículo, este só deve estar anexado ao currículo se realmente agregar valor e contribuir para a conquista da entrevista presencial. Para isso, o videocurrículo deve estar muito bem feito.

Formatos

O formato adotado pela Curriculum foi o formato tradicional, onde o candidato fala com a câmera. No entanto, outros formatos interessantes surgiram, como o formato institucional ou, ainda, o formato de entrevista. 

O institucional é o que chama mais atenção e tende a ficar atrativo, mas é o mais caro. Já o formato de entrevista oferece a melhor relação custo x benefício, além de ajudar o candidato na hora de se expressar, pois responderá às perguntas sobre sua carreira, sendo conduzido por um entrevistador.

Há também o self-made, aquele feito pelo próprio profissional. Nestes casos, exceto se o candidato tenha bastante habilidade, o conselho é evitá-lo, pois como já dito, todo e qualquer complemento ao currículo deve ser para melhorar a apresentação do candidato, e nem sempre os vídeos caseiros conseguem atender neste quesito. É necessário levar em consideração que o RH ainda não tem um bom computador ou uma boa conexão para Internet, o que dificulta a visualização do videocurrículo.

“Esta é a realidade de hoje, no entanto, as coisas mudam. Fazer um vídeo tem ficado cada vez mais barato e fácil, novos formatos começam a surgir e o RH tem ficado mais equipado. Conhecer mais do candidato antes da entrevista presencial será sempre um interesse do analista de RH. Frente a tudo isso, o videocurrículo pode ainda ser uma realidade comum, e só o tempo dirá quando isto acontecer”, conclui Abrileri.

Sobre a Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 3,5 milhões de candidatos cadastrados e mais de 67 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis. 

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar. 

Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional. 

Para mais informações sobre a Curriculum, visite: 

www.curriculum.com.br



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


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