Responsabilidade e comprometimento com resultados são qualidades que mais faltam em estagiários e trainees

Segundo pesquisa da Curriculum, apesar de 45,9% das empresas classificarem como boa a qualidade de estagiários e trainees disponíveis no mercado de trabalho, faltam valores essenciais para desempenharem suas funções

São Paulo, setembro de 2010 – Um levantamento feito pela Curriculum com 133 empresas avaliou a qualificação dos candidatos disponíveis no mercado de trabalho para programas de estágios e trainees. Segundo as companhias pesquisadas, 45,9% classificaram como boa a qualidade desses profissionais. Entretanto, 35,3% não estão satisfeitas com a qualificação deles e deram nota entre regular a péssima, enquanto apenas 18,8% classificaram como ótima ou excelente.

Das empresas que realmente contratam estagiários ou trainees (56,6%), 77% afirmaram que os candidatos contratados estão na média do mercado, 13,5 % responderam que estão abaixo da média do mercado e 9,5% acima da média.

Entre as companhias que costumam contratar estagiários, responsabilidade lidera entre as competências deficientes e comprometimento com resultados, agilidade/objetividade, boa comunicação e pontualidade também são listadas como qualidades que mais faltam nesses candidatos.

Já entre as que contratam trainees, responsabilidade, comprometimento com resultados, comportamento adequado e qualificação são as competências mais deficientes que elas encontram nesse tipo de profissional.

“Responsabilidade e comprometimento com resultados sempre serão competências que qualquer empresa necessitará e são valores que fazem a diferença na hora de uma organização buscar a liderança em seu segmento. Como são as pessoas que fazem uma empresa dar certo, sempre se buscam colaboradores alinhados com essas qualidades, e isso não se ensina na faculdade”, opina Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 5,4 milhões de candidatos cadastrados e mais de 91 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.