Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Todos podem ser lideres! É só querer
por Você SA
Publicada em 22/1/2007

Por Daniela de Lacerda

Não tenho nada de novo para ensinar. O que nós precisamos é colocar as velhas teorias em prática.' Esse é o recado do guru norte-americano James C. Hunter para os profissionais brasileiros. O autor já vendeu 280 000 cópias do livro O Monge e o Executivo no Brasil e em 2006 deve lançar, também pela Editora Sextante, seu segundo livro no mercado nacional: The World's Most Powerful Leadership Principle ­ How to Become a Servant Leader (O mais poderoso princípio da liderança ­ Como se tornar um líder servidor). No dia 15 de agosto, 

  

James falou para 240 convidados da VOCÊ S/A, na comemoração do aniversário de 7 anos da revista, em São Paulo. A seguir, você confere os melhores momentos da apresentação e a receita de James para se tornar um grande líder.  

 

 

Liderança é influência

Liderança é sua habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E aí está a diferença entre poder e autoridade. Quando você tem poder, as pessoas fazem a sua vontade mesmo que não desejem. Quando você tem autoridade, as pessoas voluntariamente fazem a sua vontade, por causa da sua influência pessoal. Isso é que faz um grande líder.

 

 

Um bom líder serve, em vez de ser servido

Se liderança é influência e isso significa inspirar as pessoas a agir, ninguém fez isso melhor do que Jesus Cristo. E o que ele tinha a dizer sobre liderança? 'Quem quiser ser líder primeiro deve servir.' Na primeira vez em que li isso, pensei: 'Que estúpido. Isso funciona na Igreja, mas não nos negócios. Se eu sou o chefe, as pessoas é que têm de me servir'. Mas finalmente aprendi. O líder tem de servir, sim. Seu papel é ajudar as pessoas da sua equipe a ser o melhor que elas podem ser. Se você dá a seu time o que ele precisa, ele também vai lhe dar o que você precisa.

 

 

Um bom caráter faz um bom líder

Seja o pai, chefe, vizinho, amigo ou filho que você gostaria de ter. Liderança não é o que você faz, é o que você é. Liderança tem a ver com caráter: 99% das falhas de liderança são falhas de caráter. E o que é caráter? É o seu compromisso de fazer o melhor, mesmo quando você não deseja. Faça desse compromisso uma rotina. Suas ações viram seus hábitos, que viram seu caráter, que vira seu destino. O desenvolvimento da liderança significa o desenvolvimento do caráter. Não há seres humanos prontos. Há seres humanos sempre em formação. Você faz inúmeras escolhas sobre caráter diariamente. E são essas escolhas que determinam a pessoa que você está se tornando. Isso exige um trabalho duro. Cada um de nós pode virar um santo ou um demônio a cada dia.

 

 

Todos têm potencial para ser líder

Considerando que liderança é influência, todos podem ser líderes, porque todos podem influenciar pessoas. A diferença é que cada um tem uma responsabilidade diferente. A pergunta, certa, portanto, não é se você pode ser um líder. É como se tornar um líder eficiente naquilo que você faz, como ser um líder cada vez melhor.

 

 

Compromisso é essencial

Os profissionais passam mais tempo no trabalho do que com suas famílias. Veja que responsabilidade para os líderes... Precisamos nos questionar sempre: 'Somos os melhores líderes que podemos ser para esse time?'. Como você pode pedir que as pessoas dêem o melhor de si se você não dá?

 

 

Líder bom não é líder bonzinho

Seu desafio é fazer o que as pessoas precisam que você faça, e não o que elas querem que você faça. Às vezes isso significa bater, às vezes abraçar.

 

 

Liderar é amar

Eu não preciso gostar de você, mas, como seu líder, tenho de amá-lo. Tenho de querer que você seja o melhor que você pode ser e ajudá-lo a fazer isso. Tenho de ouvi-lo, respeitá-lo, reconhecê-lo, inspirá-lo a agir... O conceito de amor, aqui, significa o que você faz, não o que você sente. Você pode agir com amor, mesmo que tenha vontade de estrangular seu colega de trabalho.

 

 

Não há progresso sem mudança

Você tem de ser a mudança que você quer ver no mundo. Se o seu chefe não entende os princípios da liderança servidora, isso não é desculpa para você não colocá-los em prática.

 

 

É hora de agir

Todos concordam com o que eu digo em O Monge e o Executivo. Mas é perda de tempo ler o livro se você não coloca isso em prática, se não move o conceito da liderança servidora da sua cabeça para o seu coração e daí para suas ações.

 

 

Discípulos do monge

Empresas distribuem livro de James C. Hunter para seus funcionários:

 

·         Presidente da Coca-Cola PE/PB, em Recife, João Ramires deu o livro a 60 profissionais, entre gerentes e diretores, como parte do Programa de Desenvolvimento de Gestores. Em seguida, cada um foi convidado a discutir o conteúdo com o presidente. Tem mais. Depois de conferir a palestra de James C. Hunter em São Paulo, João reuniu os gestores no Fórum para Lideranças e reforçou os conceitos do livro. Para ele, o fundamental é se perguntar: 'Você é o chefe que gostaria de ter?'.

 

·         No Natal de 2004, 12 executivos da Telefônica receberam um exemplar do livro. A iniciativa partiu de Regina Lopes, diretora comercial do segmento corporativo. 'Eu queria transmitir a idéia de que liderar é servir', afirma. Os resultados não demoraram a surgir. 'Já sinto diferença com relação ao feedback que os líderes dão a suas equipes', diz.

 

·         Durante o Fórum Mundial de RH, em Porto Alegre, a Gerdau distribuiu o livro para 52 gestores de recursos humanos da empresa no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Canadá. O objetivo era divulgar o conceito de que liderança inspiradora é aquela que conquista o comprometimento e a motivação das equipes.


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar