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Abra a cabeça
por Você SA
Publicada em 28/1/2008

Por Lilian Cunha

Fala-se muito em inovação hoje em dia e da importância dela para se tornar mais competitivo no mercado global. No entanto, as empresas tolhem diariamente a criatividade de seus funcionários, principalmente no Brasil. Nas duas últimas décadas, a competência “criatividade” foi a que menos se desenvolveu em executivos brasileiros, segundo pesquisa realizada com 7000 profissionais. 

  


De acordo com o consultor Simão Pires Reis, diretor da Integração Psicologia Aplicada, de São Paulo, que fez o estudo, por aqui foram aperfeiçoados pontos como racionalidade, liderança e adaptação. “Os executivos atualmente são muito mais pragmáticos e menos criativos porque têm de apresentar resultados em prazos curtíssimos”, diz o psicólogo. Isso é um fato e explica o que aconteceu nas últimas duas décadas. Mas não deve servir de desculpa no seu caso, pois, quanto menos criativo e inovador você for, mais riscos correrá de não entregar os resultados esperados. Lembre-se: as empresas precisam de gente capaz de encontrar soluções novas para problemas antigos.

Baseado no princípio do Kinder Ovo, um funcionário da Asea Brown Boveri 
reduziu o tempo de montagem dos transformadores de energia de dez para dois dias

Mas não adianta criar e deixar a idéia no papel. É preciso trazê-la à tona. Aí cabe um esforço de persuasão para convencer seus pares e seu chefe de que a idéia vale o investimento. Foi o que o funcionário Ronaldo Novaes, coordenador de pós-venda de Guarulhos, em São Paulo, da Asea Brown Boveri, de Blumenau, em Santa Catarina, fez ao propor aos diretores o “Princípio Kinder Ovo”. A empresa de origem suíça fabrica, entre outros produtos, transformadores de energia usados na construção de usinas hidrelétricas. Um transformador pesa, em média, 10 toneladas. Por isso, ele segue para o cliente desmontado, em caminhões. Quando chega ao destino, o transformador é novamente montado. Esse processo levava cerca de dez dias. Graças ao “Princípio Kinder Ovo”, inventado por Ronaldo, a montagem agora leva apenas dois dias. Isso porque, assim como no brinquedo infantil, as peças e seus encaixes agora são numerados. Peça 1, encaixe 1. A solução, ou seja, a idéia inovadora, foi simples assim. Quando o assunto é tirar as idéias da cachola e colocá-las no papel, um ponto fundamental é saber se planejar.

 

Crie, planeje e faça

 

O planejamento nada mais é do que tentar definir, no papel, como a idéia se tornará algo concreto. Só assim você vai conseguir transmitir aos outros o que se passa na sua cabeça. “Existe um mito de que uma pessoa inovadora acorda de manhã lembrando de um sonho e aí cria a partir disso algo maravilhoso”, diz Nanina Rosa, diretora de criação da Imaginarium. “Não é assim, não existe idéia sem planejamento.” Na rede de lojas que popularizou os objetos de design, tudo é anotado e depois criteriosamente planejado. Dessa forma, a Imaginarium consegue lançar um novo produto no mercado a cada 27 horas.

 

Naturalmente, nem toda empresa dá espaço para qualquer funcionário sair dando idéias. Uma sugestão para superar essa barreira é pedir a colaboração dos colegas para fazer suas sugestões se tornarem realidade. Na Philips é assim. A empresa que inventou o CD player e o DVD player depende de inovação para continuar no mercado. “Incentivamos os funcionários do mundo todo a conversar, trocar idéias e dar sugestões”, diz Fernando Stinchi, VP de marketing da divisão de eletrônica de consumo para a América Latina. Esse clima de informalidade incentivou um ex-funcionário a opinar sobre um produto da linha médica da empresa: o aparelho de ressonância magnética. A idéia era fazer um aparelho especial para crianças. A sugestão foi aceita e a Philips desenvolveu um tomógrafo que conta com uma ante-sala, onde a criança primeiro brinca com a miniatura, enquanto uma enfermeira explica como será o exame. Assim, a criança faz o exame real com calma, sem susto nem choro.

 

As empresas brasileiras ainda precisam fazer o dever de casa para se tornarem ambientes mais criativos e inovadores. “Liberdade de expressão, de ação e a chance de errar são fundamentais para despertar o potencial criativo”, diz Antonio Carlos, diretor da 3M, ícone de inovações como o post it. Se a sua companhia não funciona assim, paciência. Isso não quer dizer que você deva limitar a sua criatividade. Encontrar uma saída para transformar suas idéias em projetos é o primeiro passo para conseguir inovar no seu local de trabalho. Portanto, mãos à obra.


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
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