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Quem é vivo cuida dos contatos
por Você SA
Publicada em 5/5/2008

Por Célia Leão

 

É claro, sempre dá para ignorar e-mails e telefonemas se você quiser cortar relações com quem está chamando do outro lado. No trabalho, no entanto, a sabedoria sugere que o melhor a fazer é manter com todos — tanto com pessoas com quem você simpatiza muito quanto com aquelas que jamais convidaria para ir à sua casa — a melhor relação possível.

 
  

 

Usar bem os meios eletrônicos de comunicação é um jeito de manter todas essas relações em dia. Deixar de responder e-mails ou não retornar telefonemas me lembra aquela prática irresponsável da roleta-russa: você jamais vai conseguir medir com precisão a conseqüência das suas atitudes antipáticas. O futuro, exatamente como o futebol, é uma caixa de surpresas. Uma atitude impensada pode custar muito caro daqui a pouco.

 

Eu sei que tem muita gente que recebe centenas de e-mails por dia, milhares por semana. Ainda assim, seria bom pensar em uma maneira de responder a todos aqueles que pedem uma contrapartida. Para isso, você pode contar com a ajuda da assistente ou criar uma resposta automática para os dias de maior pique ou para os períodos de ausência. A exceção vai para as correntes (que são chatíssimas, pelo amor de Deus!), as piadinhas (que, em sua maioria, são de extremo mau gosto!) e os spams. Tudo isso pode e deve ser deletado imediatamente, sem necessidade de resposta. Se fizer questão, deixe para enviar as piadinhas e os spams para o endereço pessoal — e nunca o profissional — daqueles que te deram essa abertura.

 

Vale o mesmo para o uso do telefone. Se você recebe um telefonema e está muito ocupado, seja assertivo e diga a quem chama que vai retornar assim que for possível. Se seu escritório tem secretária eletrônica, habitue-se a checar as mensagens em alguns momentos de seu dia e retorne as ligações de acordo com suas possibilidades ou com a prioridade que elas exigem. Do contrário, já que quem é vivo sempre aparece, as pessoas podem começar a achar que você passou dessa para melhor.

 

Célia Leão é autora de Boas Maneiras de A a Z (Editora STS) e consultora de etiqueta empresarial.


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
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