Artigos
VOCÊ S/A
Colaboradores
Atualidades
Autoconhecimento
Curiosidades
Especiais
Vida Profissional

Parceria
Curriculum.com.br
e VOCÊ S/A


Pesquisar:
Vitrine na Web
por Você SA
Publicada em 21/7/2008

Por Murilo Ohl

 

Há três meses, o jovem executivo Mário Meyer, de 26 anos, foi contratado como gerente de TI da Sperian Protection. A fabricante francesa de máscaras e outros produtos de segurança pessoal está se instalando no Brasil, com escritório em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. Com duas certificações disputadas no mercado de TI, o currículo de Mário no site de relacionamentos LinkedIn chamou a atenção de Ricardo Basaglia, gerente da divisão de tecnologia da consultoria de recrutamento Michael Page.

 

Após um contato inicial, em que Ricardo confirmou as informações publicadas na web, Mário entrou no processo de seleção da empresa e fechou contrato. 'Não foi a primeira proposta que recebi pela internet nem será a última', diz Mário.

Ferramentas como Plaxo, LinkedIn, Via6, entre outras, deixaram de servir para manter a rede de contatos atualizada e ganharam força como central de potenciais candidatos. De graça, as pessoas usam os sites para procurar currículos, pedir referências e publicar anúncios de vagas. No mês passado, havia 28 ofertas de emprego no Brasil disponíveis no LinkedIn, todas de cargos gerenciais. 'Mas a troca de informações é muito maior. Já contratei quatro pessoas pela web', diz Alexandre José, gerente de engenharia da Enterasys, fabricante de produtos para redes de computadores.

 

O Google também usa a ferramenta para garimpar talentos. 'Ela não substitui uma entrevista, mas é um bom começo', diz Felix Gimenez, diretor de comunicação do Google. Se você ainda não entrou nessa, uma recomendação: colocar o currículo na rede tem sempre um risco. Se não estiver bem apresentado, em vez de abrir portas, poderá fechá-las. Sem falar que seu chefe talvez fique chateado se entrar na internet e der de cara com seu currículo à disposição dos concorrentes.

 

Manual de uso

 

Para que o networking seja eficiente em um site de relacionamento profissional...

 

...não faça propaganda enganosa

Redes vir tuais formam uma vitrine na qual você pode expor dois produtos: seu currículo profissional e sua rede de contatos. Uma ficha pessoal irreal não vai passar pelo filtro da entrevista pessoal.

 

...pense bem antes de incluir em sua rede de contatos

pessoas com quem você não tem relacionamento. Pode pegar mal. O LinkedIn é uma ferramenta colaborativa, em que as pessoas apresentam conhecidos às outras.

 

...não faça troca de recomendações com colegas. Todo mundo percebe e desvaloriza o passe.

 

...escreva o currículo em inglês só se dominar o idioma. Um currículo mal escrito em inglês é pior que um em português.

 


Artigo fornecido pela revista VOCÊ S/A.
Clique aqui e acesse o site.
Quer assinar a VOCÊ S/A? Clique aqui.

Enviar para um amigo

Voltar