O Brasil está num momento muito bonito: nossa taxa de desemprego é uma das menores do mundo, nossa economia está aquecida, estamos chegando quase a pleno emprego, o mundo está de olho em nós, em breve teremos a Copa do Mundo aqui e logo em seguida as Olimpíadas, as empresas não param de contratar e nossa economia é elogiada pelas potências mais ricas do globo.

Para essa lista ficar perfeita, precisaríamos de bons talentos para ocupar essas vagas. É aí que entra o problema.

Para o sucesso ainda maior da economia brasileira e do nosso mercado de trabalho, precisamos ocupar essas vagas com mão de obra qualificada. A resposta das companhias para isso, muitas vezes, tem sido  buscar profissionais em outros países, pois o Brasil não vem dando conta nesse sentido.

Mas e o trabalhador brasileiro? Agora são os aposentados que estão sendo recontratados, pois unem experiência e conhecimento na área em que atuam. Por esses motivos, há uma urgente necessidade dos talentos da geração Y ou X investirem em qualificação, afinal, um bom currículo garante que ele escolha o trabalho que quer, e não a situação contrária, em que ele somente espera ser escolhido por qualquer trabalho.

Pela primeira vez vamos sediar uma Copa do Mundo e as Olímpiadas. O mundo estará mais ainda de olhos voltados para nós. Será que os profissionais dos setores direta ou indiretamente envolvidos nestes eventos estão preparados para tamanha demanda que está por vir?

Neste ano, o Carnaval está chegando e, com ele, muitos turistas. Depois temos a Páscoa e mais oportunidades de trabalho com ela. Ou seja, não faltam oportunidades. Acho que agora não é mais a América do Norte a “terra das oportunidades”, mas sim o Brasil.

Já pensou o quanto isso pode ser importante para a sua carreira? Não existe momento mais propício para se qualificar e conseguir boas colocações no mercado de trabalho.

Aproveite então esse momento e encontre seu lugar, seja nas universidades, faculdades, num curso de especialização, num MBA, numa pós-graduação, em seminários, workshops ou numa nova empresa, numa melhor colocação profissional.

Aproveite este momento e boa sorte!