Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Artigo
A mulher e o mercado de trabalho



Por Marcelo Abrileri*

Cada vez mais a mulher tem conquistado cargos de confiança e liderança em grandes organizações passando a ser o maior salário da casa ou a chefe da família. De fato, ao analisar a força de trabalho feminina no Brasil, de acordo com dados do IBGE no último quarto de século, o que chama a atenção é a força do seu crescimento. Com um acréscimo de 25 milhões de trabalhadoras entre 1976 e 2002, as mulheres desempenharam um papel muito mais relevante do que os homens no crescimento da população economicamente ativa (PEA).

É natural e justo que as empresas que empregam mulheres para seus cargos de comando esperem o mesmo desempenho atribuído aos homens, inclusive com relação à gestão do tempo. Para que o trabalho da mulher na empresa não seja prejudicado ela deveria investir ou até mesmo abrir mão da dupla jornada e, se possível, contratar alguém para que faça as funções domésticas do lar.

No entanto, este quadro muda totalmente quando o assunto é gravidez. Não dá para se contratar uma ‘mãe substituta’, ou se der, não é nada aconselhável. Sem dúvida, nesta hora, a mulher moderna se depara com um grande dilema: investir na carreira ou na criação dos filhos? Dá para estas situações coexistirem?

Saber dividir o tempo entre a vida pessoal com filhos e a profissional é um desafio e tanto. Por isso, tem sido comum as mulheres fazerem a opção pela maternidade com a idade mais avançada, entre 35 e 39 anos de idade. Mas será esta uma boa alternativa? Talvez ter logo os filhos desejados, passar os primeiros anos, que são os mais difíceis, quando se é mais jovem e se tem mais vigor para, depois, conciliar as duas tarefas seja uma opção interessante.

De fato, qualquer que seja o momento da gravidez, sempre haverá uma necessidade de superação por parte da mulher. Nesta hora é necessária a compreensão de todos: primeiro por parte dela, não se esquecendo de que a empresa necessita de seus talentos, mas também da empresa, superiores, pares e subordinados, lembrando que isto faz parte da vida.

Na empresa, será mais fácil obter a compreensão por parte das mulheres, mas os homens deverão se lembrar da mãe, irmã, esposa e filha e tentar oferecer à gestante a mesma compreensão e carinho que daria a cada uma destas. Possíveis transtornos que a gravidez trás à gestante podem ocasionar perdas para a empresa, por outro lado, o momento proporciona para a mulher amadurecimento em vários sentidos.

Corporações que resolveram acreditar em suas executivas, lidar com a maternidade de forma natural e ainda ajudar as profissionais nessa fase, no saldo geral, foram surpreendidas com o desempenho das mulheres. O que comprova que a maternidade, em muitos casos, é saúde para o ambiente de trabalho também.

Elas são capazes de dar um gás durante a gestação e, quando retornam sem medo do que vão encontrar, podem apresentar resultados ainda melhores que os anteriores. Têm, na verdade, uma alta capacidade de redimensionar os problemas, além de flexibilidade e resistência.

Hoje, chegam até a Curriculum.com.br histórias de executivas que encararam o dilema, engravidaram, tiveram seus filhos e ainda se deram bem na profissão. É que muitas empresas necessitam de mulheres em cargos de chefia pelo dinamismo, flexibilidade e sensibilidade importantes em determinados momentos para a empresa e que só elas têm. O que prova que as mulheres vão almejar, conquistar e ganhar ainda mais créditos no mercado de trabalho provando mais que capacidade, um poder feminino e suave para crescer.

*Marcelo Abrileri é sócio-fundador e CEO da Curriculum Tecnologia e empresário com grande conhecimento em informática e Internet, atuando na área de RH pela Curriculum.com.br desde 1998. Antes da Curriculum.com.br, fundou e liderou a Tecnonet Tecnologia, especializada no desenvolvimento de projetos de Internet. Por três anos, a Tecnonet desenvolveu mais de 580 projetos de Internet para empresas como Tok&Stock, Mallory, Mesbla, Mappin, C&A, Brinks, dentre muitas outras. Atuando como principal executivo de empresas há mais de quinze anos e no mercado de Internet nos últimos onze, adquiriu grande experiência em desenvolvimento de sistemas, além de grandes conhecimentos em Administração e Marketing.

Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br



Voltar