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  Data: 3/7/2005 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: O Globo (também publicado no site Aprendiz)
Vídeo-curriculum é nova alternativa para candidatos

Um currículo com imagem e som, no qual o candidato a emprego pode falar diretamente com as empresas, registrando ali seus objetivos profissionais e sua experiência, entre outras informações. Essa é a novidade que chega ao mercado de recrutamento e seleção, vista por uns como uma facilidade para os departamentos de Recursos Humanos, mas por outros como um possível fator de eliminação.

O “Vídeo curriculum”, serviço lançado pelo site curriculum.com.br, permite que o candidato apresente seu perfil e um resumo das suas qualificações em formato de pré-entrevista, explica o diretor-presidente da Curriculum Tecnologia, Marcelo Abrileri:

“As empresas passam a ter a oportunidade de antecipar seu conhecimento sobre o modo como o candidato se expressa e o que ele pensa, enquanto o profissional, por sua vez, passa a ter um algo mais na divulgação de seu currículo via internet, “ afirma.

A diretora da Solução Recursos Humanos, Moema de Aquino, diz que acredita que esta seja uma evolução natural do sistema de recrutamento. Mas frisa que é preciso ter cuidado quando se inicia uma nova forma de trabalho:

“Como ainda não existe um padrão, algumas pessoas podem falar demais. E há de se levar em conta que, quem trabalha com isso, muitas vezes precisa analisar 80 currículos para uma vaga. Tudo isso é tempo,” frisa a consultora, lembrando que, em papel ou vídeo, um currículo deve ser “vendido” em no máximo 30 segundos.

O serviço, que custa R$ 149 para produção do vídeo e ainda R$ 49 mensais para um contrato de três meses de hospedagem no site, oferece um pacote que inclui a gravação de até quatro módulos de informação sobre o candidato.
“Ele pode gravar uma apresentação básica e resumida e dar mais detalhes distribuídos em três tópicos: formação, experiência e objetivos profissionais. Por um preço adicional, o candidato pode ainda gravar mais módulos com temas adicionais que costumam ser abordados com freqüência nas entrevistas de seleção,” explica Abrileri.

Para o diretor da Curriculum, a entrevista virtual privada tenderá, no longo tempo, a substituir o modelo tradicional de recrutamento, que ainda é adotado pela grande maioria das empresas:

“Quer dizer, a tendência é que diminua o número excessivo e desnecessário de entrevistas agendadas, com ganhos de tempo e custo para as companhias, assim como para os candidatos.”

Moema também discorda de Abrileri no que se refere à eliminação da entrevista em um processo de seleção: “Não se pode eliminar o contato pessoal. É no olho no olho que se percebe a desenvoltura de um candidato.”



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