Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 16/5/2011 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Arca Universal
Internet consolida-se como balcão de empregos

Um dos principais sites de recolocação profissional na web confirma tendência


De janeiro a abril, observou-se um aumento significativo de ofertas de empregos na internet, busca por currículos e contratações. A informação é do site Curriculum, uma das mais conceituadas páginas de oferta e busca de vagas de trabalho da web e pioneiro em serviços de recolocação profissional online.

Segundo dados da empresa, apenas no primeiro trimestre foram anunciadas mais de 600 mil oportunidades. Além disso, muitas empresas também procuraram candidatos através de pesquisas em base de dados, o que tornou desnecessário o anúncio de vaga.

O número de ofertas registrado neste ano foi praticamente o dobro, em comparação com o mesmo período de 2010. No entanto, no ano passado, mais pessoas estavam à procura de emprego: 258 mil currículos incluídos no primeiro trimestre frente a quase 242 mil cadastros na mesma época, em 2011.

Mas quando se trata de contratações, os dados mostram que o momento atual da economia está sendo bastante propício para quem busca uma vaga no mercado de trabalho. Segundo o Curriculum, mais de 61 mil candidatos revelaram que conseguiram um trabalho novo no primeiro trimestre. Nesse mesmo período, em 2010, o número foi de 57 mil.

Redes sociais: complemento no processo de seleção

Na opinião do presidente da empresa, Marcelo Abrileri, as redes sociais, além de fomentarem o networking (rede de contatos), estão sendo utilizadas pelos contratantes como uma ferramenta complementar ao processo de seleção. “É comum os selecionadores analisarem perfis dos candidatos nas redes de relacionamento para conhecê-los melhor. Esses sites servem, também, como um apoio em processos mais difíceis”, afirmou.

No entanto, Abrileri ressaltou que as redes sociais não são o melhor dispositivo para a busca de profissionais. “Há sites desenvolvidos especialmente para isso, com muito mais vantagens. Nas páginas de relacionamento, por exemplo, a maioria das pessoas não coloca sua formação, nem suas experiências profissionais detalhadas, fluência em idiomas, cursos e várias outras informações que só existem em currículos e sites de recolocação. Até dá para achar candidatos nas redes sociais, mas definitivamente não é a melhor solução”, declarou.

No que diz respeito ao profissional, o executivo disse que é de suma importância utilizar todas as formas de divulgação possível na web. “Quem procura emprego tem de divulgar seu currículo o mais amplamente possível, pois nunca se sabe quando e onde poderá surgir uma oportunidade de emprego. Mas a maioria das vagas está nos sites de recolocação profissional online”, concluiu.




Voltar