Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 15/5/2011 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Mogi News Online
Conhecimento é bom investimento

Diante da expectativa de aumento de vagas, é preciso investir em tópicos que favoreçam a empregabilidade


Informar-se das atualidades em vários assuntos favorece a integração com outros profissionais

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado em abril, estima que a economia brasileira gerará 1,7 milhão de empregos em 2011. Já o número de profissionais contratados deve chegar a 21 milhões, considerando as 19,3 milhões de vagas que devem ser preenchidas em razão da rotatividade. Por outro lado, segundo o instituto, o número de contratações não será suficiente para empregar todos os profissionais qualificados, já que o País chegará ao fim do ano com 22 milhões de trabalhadores com qualificação profissional. A projeção leva em conta a expectativa de crescimento do País em torno de 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

O resultado do levantamento reforça a esperança daqueles que almejam um emprego ou procuram outra oportunidade profissional. No entanto, alerta para a necessidade de se atender às expectativas das empresas, o que exige qualidade, esforço e dedicação. O presidente da Curriculum e especialista em recolocação profissional, Marcelo Abrileri, destaca entre as principais qualidades para que um trabalhador mantenha em alta a sua empregabilidade: a capacitação técnica específica.

O especialista do setor defende que se o candidato não estiver apto a exercer bem a função que pleiteia, dificilmente conseguirá conquistar a vaga. De acordo com o estudo do Ipea, um milhão de trabalhadores com experiência e qualificação profissional ficará desempregado, o que torna fundamental o investimento em uma boa formação e em cursos adicionais, além da experiência na função na hora de competir por uma vaga de trabalho.

Outro ponto destaca por Abrileri é a visão do todo. Para ele, além de ser bom no que faz, é importante que o profissional compreenda quais os impactos de sua parte sobre o todo. "Ter uma visão global ajuda na comunicação em geral, tanto com seus pares como com superiores ou subordinados", afirma.

A informação também é imprescindível. O executivo salienta que vivemos hoje na sociedade da informação, por isso quem é munido de conteúdo sempre sai na frente. As dicas são conversar com alguém que sabe o que está acontecendo sobre a função que se exerce e se tornar ponto de referência na empresa quando o assunto estiver relacionado à sua área.

O conhecimento das atualidades, economia, lazer, artes, esportes, Internet, negócios, dentre outros assuntos, melhoraram o quadro. "Você se torna alguém bem mais aberto e com muito mais possibilidade de interagir com outras pessoas da companhia. Mas não se esqueça: o principal conhecimento que deve ser relacionado à sua área de atuação. As exigências sempre vão ser muitas e vão aumentar. É um esforço constante, mas que tende a ser recompensado no final", conclui.




Voltar