Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 16/5/2011 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: O Popular - Online
Seja objetivo ao pedir aumento

 

O que evitar na negociação


A negociação do salário, de forma geral, é uma tarefa difícil para qualquer profissional. Se pedir um aumento de salário ao chefe está entre seus planos, é melhor levar em conta algumas considerações. Para muitos consultores, o pedido de aumento salarial precisa ser abordado após análises concretas de mercado e da situação de cada empresa.

Para outros, em períodos de crise, nos quais as empresas estão economizando cada centavo, entrar na sala do chefe para pedir um aumento pode soar como uma falta de sensibilidade por parte do funcionário e ser quase ofensiva aos ouvidos patronais, pelo menos naquele momento.

Mas Jeremy Sisemore, da consultoria SearchPath International, que também atua com apoio a RH, diz que não existe problema em pedir um aumento de salário, mesmo que em momentos de turbulência econômica. Muito menos, defende ele, deve ser uma desculpa para o profissional ser punido. "Ninguém vai ser prejudicado por perguntar."

Com a economia em crescimento e a falta de profissionais qualificados disponíveis no mercado, o momento é bom para se reivindicar aumento salarial. Mas o trabalhador deve se preparar para isso. "Não adianta só achar que merece um aumento", diz o professor do curso de pós-graduação nas disciplinas relacionadas a gestão de pessoas da Faculdade ESPM, Gilberto Cavicchioli.

Antes, no entanto, de invadir a sala do seu chefe para pleitear um aumento de salário, qualquer profissional precisa ter bastante claro qual o seu valor de mercado - baseado em seus conhecimentos, experiência e desenvolvimento. Para tanto, deve-se também consultar a média salarial para sua função, por meio de sites especializados, conversando com empresas de recrutamento ou, até mesmo, falando com amigos.

"Se você descobrir que seu conhecimento está acima da média ou seu salário está abaixo do valor praticado no mercado, talvez seja o momento de apostar no aumento", aconselha. Ainda segundo ele, no caso de sua remuneração já estar acima de outros profissionais em posição similar, uma saída pode ser avaliar uma possível promoção dentro da empresa, ou, pelo menos, considerar o quão difícil seria para sua organização promovê-lo, com base em seus conhecimentos e o valor que você traz para o negócio.

No caso de profissionais com conhecimentos bastante especializados - como, por exemplo, se a pessoa atua como o responsável pelos sistemas de missão crítica -, as empresas têm noção da importância desse funcionário e vão estar mais dispostas a negociar aumentos salariais.

E, melhor do que isso, se o profissional consegue especificar quanto o trabalho dele representou para o ganho de resultados da empresa, está em uma posição melhor ainda para solicitar a revisão do salário, sinaliza o consultor da Search Path.

Alternativas

Para aumentar os ganhos, a alternativa mais recomendada pelos analistas é transformar o momento de cautela em oportunidade: soluções criativas sugeridas por funcionários para incrementar os negócios da empresa estão mais valorizadas do que nunca e podem se reverter em salário maior no holerite, dizem os especialistas.

Na avaliação do presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, o melhor é aproveitar a oportunidade para criar meios de ampliar os ganhos da empresa, o que vai valorizar a presença e a responsabilidade do funcionário no quadro corporativo. "Crise é um momento de criatividade. Se ele (o funcionário) propuser soluções, pode encontrar um novo espaço na empresa, com novas atribuições e responsabilidades", diz Abrileri.





Voltar