Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 24/8/2011 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Bolsa de Mulher
E-mails pós-entrevista de emprego

Após participar de um processo seletivo, muitos candidatos gostariam de entrar em contato com o recrutador para receber um feedback ou até mesmo para agradecer a oportunidade por participar do processo seletivo. Pensando nisso, Marcelo Abrileri, presidente da empresa Curriculum e especialista em recolocação profissional, dá dicas de como fazer isso da melhor maneira possível.

“Os candidatos devem se preocupar em passar educação e cordialidade na mensagem”, orienta Marcelo. O especialista diz também que o texto pode ajudar o candidato a participar de futuras entrevistas de emprego na empresa. Mas cuidado! Os profissionais devem ter bastante atenção quanto à produção desse tipo de e-mail. O executivo ressalta três situações típicas:


Quando o candidato está à espera de resposta

Primeiramente ele deve agradecer a oportunidade por ter participado do processo seletivo, mostrar-se confiante (sem ser arrogante) de que tem todos os requisitos para ser aprovado e enfatizar que realmente pode ser útil, sem se estender. Para a conclusão, basta dizer que aguarda a resposta, agradecendo cordialmente ao final.


Quando ele já foi aprovado

Neste caso, o profissional terá a oportunidade de agradecer pessoalmente. Mas, se mesmo assim ele desejar escrever uma carta de agradecimento, é necessário seguir uma linha parecida de quem está aguardando resposta, porém adaptando a mensagem para a situação, pois deve mostrar-se grato pela confiança depositada nele e mostrar-se confiante por si mesmo.


No caso de não ter sido aprovado

Também é importante agradecer a participação, mostrar que continuará desenvolvendo suas qualificações e que ficará muito feliz caso sejam dadas novas chances em processos seletivos futuros, pois, se realmente for o caso, ele permanece interessado pela vaga oferecida e pela empresa de maneira geral.


Para Abrileri, em todos os modelos, é importante manter uma comunicação concisa e personalizada ao máximo. “O ideal é sempre dirigir-se claramente à pessoa que o entrevistou e à empresa, que certamente tem desafios a solucionar através da contratação de um profissional para a vaga a qual se candidatou. Com isso, você mostra preocupação com a companhia e ainda deixa um caminho aberto para futuras oportunidades de trabalho”, conclui o especialista.




Voltar