Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 27/3/2012 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: iG
Dinâmicas de grupo são malvistas por 46% dos profissionais

Algumas práticas são comuns a grande parte dos processos de seleção de novos funcionários, mas isso não quer dizer que a opinião dos profissionais em relação a elas seja unânime. Normalmente temidas por candidatos, as dinâmicas de grupo são malvistas por quase metade (46%) dos participantes de uma pesquisa encomendada pelo site de recolocação Curriculum. Já testes práticos são reconhecidos por 43% como etapa fundamental para avaliar conhecimentos profissionais.

Realizada pela Gentis Panel, a pesquisa perguntou a opinião de mais de 2.500 pessoas sobre práticas de processos seletivos. Cerca de 35% dos profissionais consultados se dizem satisfeitos com o uso de dinâmicas de grupo em processos seletivos e pouco mais de 5% avaliam as práticas muito bem. Apenas 12% dizem nunca terem participado de nenhuma. Entre os insatisfeitos aparecem reclamações de que os exercícios são muito longos e de que, algumas vezes, os candidatos se sentem expostos.

O presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, acha que talvez seja hora dos recrutadores reverem esse tipo de estratégia de seleção. “Elas são uma ferramenta muito útil e importante para perceber pontos que não enxergamos nas entrevistas. Talvez alguns profissionais não estejam sabendo utilizar essa prática de maneira correta”, diz.

Enquanto os testes práticos são bem avaliados por uma boa parte dos profissionais consultados, 36% consideram que eles poderiam ser substituídos por uma conversa sobre a experiência dos candidatos. Ainda assim, 42% concordam que esses testes deveriam ser marcados com flexibilidade para facilitar a agenda do profissional. Já 11% dizem que os candidatos que realmente querem a vaga devem se adaptar ao processo seletivo.

Uma grande reclamação dos profissionais registrada pelo levantamento é a falta de feedback após avaliações psicológicas. Enquanto 78% dizem que já participaram de processos desse tipo, 66% completam que nunca receberam retorno em relação aos resultados. Dos que tiveram feedback, 58% afirmam que a resposta foi fundamental para reconhecer as próprias características profissionais.




Voltar