Levantamento da Curriculum mostra que maioria dos recrutadores ainda não dá feedback aos candidatos em processos seletivos e que esses valorizam salário no primeiro contato e se interessam mais pelo horário de trabalho do que em saber os benefícios
Uma pesquisa encomendada pela Curriculum, maior site de empregos da América Latina, à Gentis Panel, avaliou mais de 2.500 profissionais para saber a atitude do departamento de Recursos Humanos em relação à participação deles em processos seletivos e obteve resultados interessantes.
Eles mostram que a grande maioria, 83% dos candidatos, não recebe nenhuma resposta dos selecionadores sobre o término do processo e a participação destes no resultado da seleção. Já dos profissionais que obtiveram uma resposta (17%), a maioria diz que o tempo médio para retorno é em até uma semana. No entanto, mais da metade (51%) disse que nunca recebe nenhuma explicação sobre os motivos da não aprovação.
Em geral, a pesquisa demonstrou a grande insatisfação dos entrevistados em relação a essa atitude recorrente dos profissionais de Recursos Humanos, pois 98% deles afirmam que gostariam do feedback para não persistir no erro nas próximas vezes, além de que compreendem que o gesto demonstraria respeito.
Quando questionados se alguma vez já sofreram atraso em ser atendidos pelo RH na entrevista presencial, 62% afirmaram que sim. A maior parte (41,5%) esperou e compreendeu, mas assume que o ideal teria sido se o responsável pelo processo tivesse avisado com antecedência que iria se atrasar.
“Percebemos com esta pesquisa que, infelizmente, ainda há muitos profissionais de Recursos Humanos que talvez, pela correria do dia a dia, acabam esquecendo, desconsiderando ou não podendo cumprir uma parte muito importante do processo, que é o feedback, além de oferecer informações relevantes para os candidatos durante essa etapa de contratação”, analisa Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.
Segundo ele, o mercado está árido de talentos e que é normal entrar em contato com muitas pessoas para cada vaga em aberto, mas as ferramentas de recrutamento e a seleção online hoje já facilitam a rotina desses profissionais. “A mera utilização de um e-mail de resposta a todos que participaram do processo já seria um grande avanço e melhoraria esta percepção dos candidatos. Sem contar que isso ajudaria na melhoria da imagem da empresa num possível novo contato com os interessados em fazer parte da companhia”, sugere Abrileri.