Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 7/4/2012 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Gazeta Online
Emprego: quem contrata faz cada pergunta...

A etapa da entrevista é uma das mais temidas pela maioria dos candidatos que estão à procura de emprego. Os entrevistadores avaliam, no entanto, que essa fase é essencial para escolher um profissional capacitado para a função.

A Curriculum, empresa que faz cadastramentos  pela internet,  encomendou uma pesquisa à Gentis Painel, a fim de saber a opinião de mais de 2.500 pessoas sobre as melhores e as piores perguntas feitas por quem contrata.

Os questionamentos mais bem avaliados pelos candidatos são aqueles que se referem à descrição das experiências profissionais anteriores e ao detalhamento de suas habilidades pessoais.

Em contrapartida, as piores perguntas, de acordo com o resultado da pesquisa, são: “Você corre o risco de chegar atrasado?” “Você aceita ganhar menos que no outro emprego?”, entre outras.

Na avaliação do presidente da Curriculum, Marcelo Abrileri, é sempre difícil falar sobre si mesmo, ainda mais num momento em que as suas características e, principalmente, aquilo que você fala podem ser decisivos para a sua contratação ou não. Por isso, segundo ele, os candidatos tendem a gostar menos desse tipo de pergunta.

“Questionar as ambições e a visão de futuro sempre garante mais conforto aos avaliados, como mostra nosso levantamento”, analisa Abrileri.

Já a professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da UVV Kenya Ferreira Nunes avalia que não há pergunta ruim, mas há, sim, má formação do questionamento.

Segundo a professora, o entrevistador jamais pode perguntar se o candidato toma remédio controlado, se há casos de doenças na família ou se ele se ausentou no último emprego por algum motivo sério. “Isso determina falta de bom senso”, observou.

Ela observa ainda que a  entrevista é um momento de tensão, e os candidatos têm medo de perguntas. Kenya destaca ainda que é muito importante que o profissional queira saber mais sobre a vaga e sobre o salário e se pode ligar para saber sobre o resultado da seleção.

“Ao chegar para uma entrevista, o profissional precisa ter segurança, atenção à gramática e um aperto de mão forte. Mentiras não são toleráveis”, resumiu a especialista.

A responsável pelos Recursos Humanos da Acimaq, Francine Nalesso Spavier, explica que as perguntas são sempre elaboradas por tópicos e que seguem a especificação exigida por cargos.

“Às vezes, perguntamos por que o candidato saiu do último emprego. Dificilmente, ele fala a verdade. Só que eles se esquecem de que nós fazemos a conferência das informações e ele pode ser eliminado por mentir”, disse.


Entrevistas

2,5 mil - Foi o total de pessoas ouvidas na pesquisa sobre as melhores e as piores perguntas feitas por quem contrata.


Ranking


AS MAIS BEM AVALIADAS

1) Fale-me um pouco mais da sua última experiência

2) Quais são suas habilidades?

3) Quais suas expectativas em assumir este novo desafio?

4) Por que devemos contratar você?

5) Como você se imagina daqui a cinco anos?


AS PIORES AVALIADAS

1) Você corre o risco de chegar atrasado (pelo local onde mora)?

2) Vai aceitar ganhar menos que no outro emprego?

3) Fale-me sobre três defeitos seus

4) Fale-me sobre três qualidades suas

5) Por que você saiu do outro emprego?


PESQUISA

Como foi feita

A Curriculum, site de empregos da América Latina, encomendou uma pesquisa à Gentis Panel para saber a opinião de candidatos.




Voltar