Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 1/8/2012 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Conecte Mulher
Atualização do currículo online amplia chances de conseguir o emprego

specialista alerta sobre update frequente do documento profissional, que pode garantir o dobro de chances para ser chamado a uma entrevista.

Apesar de o mundo online ter dominado a busca pelo emprego, muitas pessoas ainda não entenderam que algumas regras da web são essenciais para se ter sucesso no processo de recolocação profissional. Segundo Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, o currículo online já tem um grande diferencial. Ele pode ter mais objetivos profissionais com cargos similares, como nos casos de secretária (executiva e executiva bilíngue) e ser mais extenso que o impresso.  É que na hora de buscar candidatos na Internet, as empresas procuram palavras-chave, quanto mais completo, com informações relevantes e de acordo com a experiência profissional, mais chances aquele currículo tem de aparecer nos resultados.

Além disso, outro fator importante, que muitos não têm considerado e prestado atenção, é a atualização do documento profissional. Abrileri explica que todo currículo cadastrado na Curriculum fica armazenado num banco de dados e, no momento em que é exibido, junto com outros similares, são organizados de acordo com diversos critérios, sendo um deles a data de atualização. “Logo, se ele estiver atualizado, terá mais chances de ficar nas primeiras posições. E isso não quer dizer colocar mais informações de carreira todos os dias, mas visitar o perfil e apenas atualizar a data de edição, deixando esta sempre recente. Isso aumenta as chances de ter o currículo visualizado, além de oferecer à empresa a sensação de informações recentes”, alerta.

Na Curriculum, por exemplo, há 100 mil buscas de candidatos por mês. “Esse número tem potencial e demonstra que os RHs estão online todos os dias em nossos sites buscando profissionais. Muitas vezes, ocorre de ele ver um perfil excelente, com a experiência e requisitos que ele busca, mas quando vê a data de edição desatualizada, desanima quanto a entrar em contato”, ressalta o executivo.

Segundo ele, procurar uma vaga na Internet exige conectar-se frequentemente e estar ativo. “Assim como você atualiza seu Facebook todos os dias, quem está em busca de uma recolocação também deve manter seu currículo em dia e com data recente de atualização”, recomenda.




Voltar