Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 

  Data: 8/9/2012 URL: Veja a matéria no site de origem
  Fonte: Portal Como Cuidar
Como escolher a profissão certa

Muitas etapas da vida das pessoas são grandemente complicadas, porém nem todas as etapas da vida das pessoas são mais difíceis, do que a adolescência. E é exatamente na fase da adolescência, de muitas incertezas, dúvidas, indecisões, e inseguranças que os jovens necessitam realizar uma das mais importantes decisões de suas vidas, ou seja, a escolha da profissão.

E esta escolha torna-se ainda mais complicada, quando os olhos, juntamente com as esperanças dos pais dos jovens acabam interferindo nesta escolha. E por isso, é muito normal que vários adolescentes errem nesta escolha. Sendo absolutamente comum entre os adolescentes ocorrerem muitas dificuldades nesta decisão. Muitos após realizarem esta escolha, acabam voltando atrás, ou seja, abandonam o curso ao perceberem que não era o curso adequado a sua decisão.


A resposta certa para a escolha certa se torna ainda mais dificultada, e de modo triste que muitos jovens escolhem a profissão errada, pois não conhecem adequadamente as informações verdadeiras, a respeito de cada profissão. E qualquer situação de escolha gera muita angústia, pois este caminho  de decisão significa o abandono de todos os outros cursos.

Mas como escolher a profissão correta? Certamente este questionamento é comum em quase todos os adolescentes, e é preciso muita calma, e cautela para não escolher equivocadamente qualquer profissão.


1.Pense nos seus hobbies

O que você gosta de fazer? Quais atividades o deixam feliz? Para Sofia Esteves, presidente da Cia de Talentos e especialista em carreiras, essas são algumas perguntas que o estudante deve fazer nesse momento de autoconhecimento. “Lembrar as brincadeiras favoritas na infância e coisas que fazem os olhos brilharem é importante para a pessoa definir os seus gostos e afinidades.”


2. Liste seus pontos positivos e negativos

“Às vezes, nem sempre se é bom naquilo que gosta ou naquilo que deseja fazer”, explica Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com. Por isso, o também especialista em mercado de trabalho aconselha o jovem a fazer um levantamento honesto de seus pontos fortes e fracos. “Não adianta querer estudar turismo, por exemplo, se a pessoa não fala outro idioma ou odeia estudar línguas.”



3. Analise e entenda o mercado atual


Feito um estudo sobre si mesmo, o jovem deve avaliar a realidade do mercado de trabalho. Isso inclui fazer um levantamento das profissões do momento e das possibilidades de futuro. “Mas é bom ter cuidado para não basear sua escolha nos famosos rankings de carreiras, muito imediatos”, alerta Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.


4.Procure profissionais da área

“Conversar com quem tem experiência e atua na sua área de interesse sempre funciona”, afirma Marcelo Abrileri. O especialista em carreiras também aconselha o jovem a visitar o local de trabalho do profissional e conhecer um pouco da rotina. “Muitas vezes o dia a dia é diferente do que a pessoa imagina.”



5. Reflita sobre o seu projeto de vida


Pode parecer um pouco precipitado, mas é aconselhável traçar um plano de metas. “Não precisa planejar a terceira idade, mas verificar se a escolha profissional se encaixa com algumas coisas que se deseja fazer no futuro”, explica Carmen Alonso. Por exemplo, se você planeja fazer intercâmbios ou viajar muito, talvez seja bom escolher uma carreira que dê essa possibilidade.-


Primeiramente neste momento difícil o jovem necessita saber qual área ele quer seguir, se ainda não sabe, o viável é que o adolescente conheça, ou procure conhecer as informações adequadas das profissões. E mais do que tudo, para esta decisão difícil é necessária muita calma nesta hora, para que se torne correta é preciso paciência, tranquilidade, e muita informação. Com isso, o jovem ficará com a decisão em sua mão.


Portanto a escolha certa para uma profissão requer sim muita cautela, por parte dos jovens, mas que pode ser realizada perfeitamente, quando se tem calma, e especialmente atenção.




Voltar