Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Pauta
A importância de contratar bem



Cada vez mais são as pessoas que fazem a diferença nas empresas. Até Bill Gates, dono da Microsoft, disse que sua companhia tinha 20 pessoas realmente muito boas. Segundo ele, se esses 20 profissionais fossem embora, a Microsoft se tornaria uma empresa comum ou até mesmo insignificante no mercado.
O que isso significa? Que as empresas precisam de um talento, e não somente de um simples candidato que se adeque à vaga. E se as pessoas fazem a diferença, como encontrar o profissional certo? Tudo começa pela contratação.

A pressa do cliente interno em encontrar rapidamente o candidato requerido, junto com a falta de compreensão do mesmo sobre o processo seletivo e a dificuldade de obter bons currículos, acaba obrigando o RH a não cumprir seu papel da maneira como gostaria. Se não houver uma definição adequada de perfil da vaga, por exemplo, pode-se gastar muito tempo procurando um candidato que depois não corresponderá às necessidades da companhia. Ou então, após um processo de seleção exaustivo, pode-se encontrar apenas um candidato que atenda às necessidades do perfil e não “o candidato” ideal que o RH gostaria de entregar.

Tais problemas – e diversos outros muito comuns nas organizações – representam fraqueza na área que deveria ser a mais nobre da empresa: a busca por talentos.

Usando ferramentas baseadas na informática e na Internet é possível economizar muito tempo e dinheiro, além de conquistar agilidade na busca por um candidato. Um processo totalmente manual, que demora cerca de 35 dias, pode ser feito em menos de 7 dias usando as ferramentas corretas que hoje os meios virtuais oferecem.

A Curriculum.com.br lançou recentemente um gerenciador online de processos de recrutamento e seleção, o Veezux, que administra todo o processo seletivo, desde o momento do surgimento da vaga pelo requisitante interno até o momento da contratação. Além de oferecer relatórios administrativos e uma organização para todo o processo, ele libera o RH para atuar mais estrategicamente no processo e, com isso, pode-se deixar de lado o trabalho manual e focar nas qualidades do capital humano.

O site tem hoje aproximadamente 10.954.159 currículos cadastrados não-duplicados em sua base. É como uma vitrine de profissionais onde as empresas se servem. E é o lugar que os candidatos devem estar para serem visto pelas empresas.

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, pode falar sobre o tema e dar dicas para a área de Recursos Humanos.


Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar