Pauta
Dados comprovam: candidato deve ter perfil na Internet para conseguir recolocação profissional

Dados de 2005 a 2007 mostram a efetividade do recrutamento online. Quem ganha com isso são os profissionais pois, segundo estudo, mais de 10 mil pessoas são contratadas via web por mês

São Paulo, junho de 2007 – Contra números não há argumentos. Estatísticas da Curriculum dos últimos meses comprovam o crescimento efetivo do recrutamento online no Brasil. Segundo estudo, o site se consolida como o meio mais ágil no encontro de profissionais com as oportunidades de trabalho. Nos últimos seis meses, houveram 12.150 buscas, o que significa que uma busca por candidato acontece a cada 21 minutos e 20 segundos, 313.504 currículos foram visualizados, ou seja, um currículo é visualizado a cada 50 segundos, 130.647 interesses em contato com candidatos, o que representa que a cada 1 minuto e 59 segundos uma empresa se interessa por um candidato e 228 profissionais informaram que foram contratados, portanto, a cada 18 horas e 57 minutos um profissional informa ter sido contratado.

Nesse sentido, o site se firma como uma grande vitrine de profissionais para as empresas, pois a cada 31 minutos e 19 segundos uma vaga de trabalho é anunciada e uma visualização de vaga acontece a cada segundo. Na seqüência, o envio de currículos para uma vaga ocorre a cada 6 minutos e 2 segundos. Por conta da efetividade, nos últimos seis meses, a base de currículos cadastrados e não-duplicados aumentou cerca de 80%, ou seja, um crescimento de 95 mil currículos por mês. Com isso, a base da Curriculum possui hoje mais de 10.954.000 de currículos.

Confira abaixo os gráficos:

Profissional deve estar antenado com as novas tecnologias disponíveis ao RH para manter sua empregabilidade

De fato, a Internet deixou de ser apenas um classificado de currículos e vagas. No site da Curriculum.com.br, para cada vaga anunciada duas pesquisas são realizadas. Isso significa que há mais empresas procurando profissionais do que anunciando vagas, e isso demonstra que os RHs utilizam a rede para fazer além do recrutamento, a seleção online, com ferramentas próprias para isso, o que torna o processo mais efetivo para as empresas, pois conseguem num curto espaço de tempo encontrar o talento ideal. Aos candidatos fica a necessidade de atualização de seus currículos para manter a empregabilidade.

Em termos de novidade em ferramentas para recrutamento e seleção online disponíveis no mercado, Marcelo Abrileri, presidente do site, apresenta o Veezux, que permite a oportunidade de administrar todo o processo seletivo, desde o momento do surgimento da vaga pelo requisitante interno até o momento da contratação, numa única interface simples de usar.

Os profissionais que querem conseguir um lugar ao sol devem se lembrar das seguintes premissas para serem vistos nos processos seletivos online dos Recursos Humanos: “O currículo na Internet é diferente do currículo tradicional. Nesse último, a primeira necessidade é ser objetivo e conciso nas informações. Já na Internet, o currículo deve apresentar o máximo de dados verdadeiros, pois o RH faz a busca por palavras-chave. E lembre-se: a elaboração de um currículo é como uma viagem ao passado, uma regressão consciente que poderá ser de grande ajuda em outras etapas da recolocação.”

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da Internet brasileira - trabalha com o cadastro de curriculum vitae e desenvolvimento de sites e sistemas em tecnologia da informação. Possui mais de 10.954.000 candidatos cadastrados e mais de 181.000 empresas que anunciam vagas e buscam candidatos.

A Curriculum ganhou, recentemente, o prêmio Top de Marketing 2007 da ADVB com o caso empresarial “Curriculum.com.br – Um anúncio de sucesso”. Nos 37 anos do prêmio, que é o mais antigo do setor, a Curriculum é a única companhia “ponto.com” a conquistá-lo. O Top de Marketing consta também, em sua lista de vencedores, empresas de grande nome.