Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Pauta
Vídeo currículo vira tendência



Com a consolidação do currículo online, um novo formato para a apresentação do candidato está virando mania: o vídeo currículo.

Para falar sobre o assunto, sugerimos entrevista com o CEO da Curriculum.com.br Marcelo Abrileri.

Também temos o case de pessoas que utilizaram a ferramenta e conseguiram um emprego.



Vídeo Currículo: O que é fato no exterior vira tendência no Brasil

Produto que a Curriculum.com.br lançou em 2004 vira moda no exterior
 e brasileiros estão seguindo a onda agora



São Paulo, junho de 2007 - Com a consolidação do currículo online, um novo formato para a apresentação do candidato está virando mania: o vídeo currículo. No exterior, segundo pesquisa da Vault.Com, empresa especializada em informações sobre carreira, quatro em cada cinco empregadores americanos se dizem dispostos a ver currículos em vídeo. Os dados mostram também que a maioria dos chefes gosta de avaliar a apresentação e o comportamento de um candidato, conhecer sua experiência de trabalho e conferir sua maneira de falar, sem precisar marcar uma entrevista. 

No Brasil, o site de recrutamento online Curriculum.com.br oferece o serviço desde 2004, ou seja, muito antes da moda pegar lá fora, e os candidatos, antenados à tendência mundial, adaptam-se ao modelo. Um reforço para o novo comportamento é a chegada do YouTube e a publicação frenética de vídeos de variados tipos. E com o advento das plataformas de partilha de dados da Internet, a interatividade ficou mais fácil. Inclusive, a tendência é apelidada de Currículo 2.0, em alusão à Web 2.0. 

Sobre isso, Marcelo Abrileri, especialista em tecnologia para RH e presidente da Curriculum.com.br, diz: "O comportamento do brasileiro não é igual ao comportamento do usuário de Internet de outros países. Temos percebido que os candidatos não se sentem muito à vontade para adquirir esse produto pois acabam tendo um pouco de medo das câmeras e de não fazer uma boa apresentação”. Em outros países, principalmente Estados Unidos e Grã-Bretanha, essa mania pegou e diversas companhias assistem ao currículo e garantem que só chamariam para uma entrevista pessoal o candidato com boa comunicação e postura.
 
Em geral, o vídeo currículo que roda pelo mercado não tem um formato definido. Já a Curriculum.com.br definiu um padrão para o seu produto, composto em 4 partes: 1) Apresentação Inicial; 2) Dados de Formação e de Cursos; 3) Experiência Profissional e 4) Qualificações e Objetivos. Além destes passos, que compõe o Vídeo Curriculum (nome do produto da Curriculum.com.br), o candidato pode incluir novas etapas, de acordo com seus potenciais, experiências específicas, domínio de línguas, viagens ao exterior etc.
 
De qualquer forma, o Vídeo Currículo permite que o profissional apresente seu perfil e faça um resumo das suas qualificações em formato de pré-entrevista, oferecendo uma ferramenta competitiva adicional que ajuda em sua divulgação. Já as empresas contam com a oportunidade de antecipar seu conhecimento sobre o modo como o candidato se expressa e o que ele pensa. 

Para quem gostou da idéia, na opinião do especialista é aconselhável fazer um pequeno vídeo, em média 3 minutos, ser discreto e manter a formalidade. Além disso, existem algumas áreas em que o vídeo currículo é mais aconselhável como representantes comerciais ou vendedores, recepcionistas e todo profissional em que a aparência e a maneira de se expressar sejam exigidos. Também, se o candidato mora longe da empresa que está contratando, o formato visual facilita para que a companhia conheça um pouco mais da pessoa. 

"O Vídeo Currículo traz como tendência a diminução do número excessivo e desnecessário de entrevistas agendadas, com ganhos de tempo e custo tanto para as companhias como para os candidatos. A vantagem do produto é mostrar o profissional em ação", completa Abrileri.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar