Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Press Release
Tire a dúvida: colocar ou não foto no currículo?



São Paulo, setembro de 2008 – Colocar ou não a foto no currículo? Esta dúvida sempre existiu e continua existindo.

Até mesmo especialistas no assunto questionam o tema, pois alguns dizem que sim, enquanto outros dizem que não, que jamais se deve colocar foto no currículo. 

Esta dúvida vem desde os períodos anteriores à Internet, quando às vezes se viam pessoas colocarem foto no currículo, e permanece até os dias de hoje quando o assunto é o currículo online. 

Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, o maior banco de dados de profissionais do país, responde e dá conselhos:

“Uma ótima dica para o profissional não fazer feio é responder a três perguntas:

- O cargo exige boa aparência?

- Você tem uma foto de rosto, de boa qualidade, com bom foco e luminosidade?

- Você está com boa aparência nela?

Se ele responde SIM a TODAS estas questões, então é aconselhável colocar a foto no currículo. No entanto, um não a qualquer uma destas três perguntas é o suficiente para não colocar foto no currículo.”

Estas perguntas nascem da necessidade de colocar pontos fortes no currículo, de maneira correta e em harmonia com o objetivo profissional. 

“Nada de colocar fotos mal tiradas, com baixa resolução, fora de foco, com baixa luminosidade, ou ainda se a aparência na foto não contribuir. Também é desnecessário para cargos onde a boa aparência não faz parte dos critérios de seleção”, alerta o especialista. 

Se o profissional quiser colocar a foto, esta deve enquadrar o rosto com parte do ombro e tronco (como nas fotos 3x4). A foto deve transmitir simpatia e alegria, sempre com bom senso. “Não precisa ser necessariamente uma foto de estúdio. Pode ser tirada com máquinas normais, mas que também esteja, no final, num tamanho adequado”, comenta Abrileri. 

Segundo o presidente da Curriculum.com.br, o candidato deve pensar bem, analisar e verificar o resultado final do currículo, que é como uma peça publicitária. E mesmo levando em consideração tudo o que já foi dito, o candidato deve verificar se gostou do resultado, sempre lembrando que, em alguns casos, uma boa foto no currículo pode ajudar, mas sempre será um risco. Compor o currículo com este detalhe mal trabalhado poderá pôr a perder a chance de uma entrevista presencial.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar