São Paulo, outubro de 2008 – Quando se está em busca de uma oferta de emprego, o objetivo inicial é ter um currículo bem elaborado de forma a reter a atenção do responsável por atração e seleção de pessoas e, com isso, conseguir uma entrevista.
Mas além de se preocupar com seu currículo, o profissional também deve se preparar para a entrevista presencial, pois é ela que determinará se este será ou não contratado.
É normal que o candidato seja submetido a duas ou três entrevistas antes da contratação, então é importante fazer um planejamento para se sentir seguro e bem preparado.
Veja abaixo algumas dicas de Marcelo Abrileri, presidente do site Curriculum.com.br, para aqueles profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho:
* Prepare-se para a entrevista. Leia sobre a empresa e procure saber o máximo possível sobre o que ela faz. Tente descobrir se houve notícias recentes sobre ela e compreenda o momento pelo qual a empresa passa. Tente perceber também como seria a sua rotina naquela organização e, com tudo isso em mente, tente vislumbrar quais serão as preocupações que o profissional de RH terá na hora da entrevista.
Checagem inicial
É comum a entrevista verificar pontos óbvios e que até já estão no currículo, tais como escolaridade, estado civil, filhos, local da residência, etc.
A capacidade técnica
Normalmente o interesse inicial do recrutador é saber sobre a capacidade técnica do entrevistado. É natural, neste momento, perguntar sobre as experiências profissionais anteriores e analisar como conduzia seu trabalho. Foque na solução do problema e não no problema.
A idéia do entrevistador é tentar descobrir se a pessoa gosta do que faz, o quanto está envolvida e qual a vontade de crescer. Um idioma no currículo é essencial, e se a vaga pede conhecimento em inglês, por exemplo, é comum que se verifique isso durante o processo.
Mostre que trabalho é lugar para se aplicar o que já foi aprendido. No entanto, todos sabemos que muito se aprende no trabalho, e que é totalmente normal que haja aprendizado num novo emprego, mas sempre foque no resultado, no desempenho e nos benefícios que poderá trazer para a empresa. Se precisar falar que irá aprender algo, demonstre que é rápido ao aprender e colocar em prática.
Comportamento, valores, motivação e objetivos
Na seqüência, o entrevistador quer entender melhor como o candidato poderá se comportar e agir no ambiente do trabalho. Será natural ele querer saber um pouco mais sobre como o candidato agia e qual era o seu comportamento nas empresas em que trabalhou, por que saiu da empresa e o que pensa quanto ao futuro. O recrutador checará valores, comportamento, motivação e objetivos.
Serão comuns perguntas como:
* Comente quais são os pontos fortes de seu perfil e dê exemplos destes pontos em sua carreira.
* Comente três pontos que precisa desenvolver em seu perfil e o que você está fazendo para se desenvolver nestes aspectos.
* Comente uma situação de estresse ou pressão pela qual passou e como você a administrou.
* Por que você saiu da última empresa? Ou por que quer sair da empresa atual?
* Como você vê a evolução da sua carreira nos próximos anos? Cinco, dez ou quinze anos?
Nesta etapa, o entrevistador quer verificar as similaridades entre o candidato e a empresa e serão normais perguntas como:
* Por que você escolheu a nossa companhia como uma possível empresa para você trabalhar?
* Por que devemos contratar você e não contratar seus concorrentes?
Um pouco sobre a vida fora do trabalho
Por fim, o entrevistador quer conhecer um pouco mais sobre o lado pessoal do candidato. São feitas perguntas como:
* Onde ou no que despende seu tempo quando não está trabalhando?
* Tem algum hobby?
Este é basicamente o roteiro de uma entrevista presencial. Não há respostas certas ou erradas. A entrevista serve para que se coloque a pessoa certa, no lugar certo e no momento certo.
No entanto, é natural que o profissional valorize seu perfil, mas sempre de modo discreto e com sabedoria. O ideal é ser honesto e alinhar seus objetivos pessoais aos da empresa. Lembre-se que uma entrevista de emprego é uma venda, portanto, procure vender bem o principal produto: você!
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