Começa a caça aos talentos: os programas de estágio e trainee estão começando - Onde e como achar estas vagas?

São Paulo, abril de 2009 – Jovens e universitários que estão começando ou terminando o curso na faculdade preocupam-se em conseguir uma vaga no disputado mercado de trabalho. O alvo inicial são os murais nas universidades, que apontam oportunidades interessantes para esse público. A maioria delas direciona para links na Internet.

Boa parte do entretenimento mais procurado por pessoas mais jovens está na Internet, seja em redes sociais como Orkut, Facebook, nos blogs, MSN, fóruns de discussão, entre outros. No entanto, será que estes mesmos sabem que as melhores vagas de emprego também estão, em sua maioria, no meio virtual.

Segundo dados da Curriculum.com.br, que atua no setor de recrutamento e seleção online e possui a maior base de currículos da Internet brasileira, com 4 milhões de usuários cadastrados, sendo que mais de 35% destes, ou seja, mais de 1,4 milhões de currículos, são de pessoas entre 17 a 24 anos.

“A cultura de buscar emprego pela web é muito forte para o público mais jovem, que teve acesso à Internet durante seu período de aprendizado escolar, interagindo habitualmente com ela e que mais a utiliza para outros fins”, afirma Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br. Ainda segundo o executivo, “o cadastro gratuito do site atrai o tipo de profissional dessa faixa etária, que ainda não trabalha para sua recolocação no mercado de trabalho, mas está interessado em conhecer a funcionalidade da web e ter contato com as empresas em que querem trabalhar.”

Os processos de recrutamento para programas de estágio e trainee hoje em dia são praticamente todos feitos pela Internet. Além da tradicional área conhecida como “Trabalhe Conosco”, que as companhias implantam em seus sites para atrair talentos e formar um banco de currículos para ser consultado quando quiser, outra opção para chamar a atenção de um público jovem qualificado são as feiras que oferecem oportunidades de trabalho para quem está começando e terminando a graduação.

Porém, a novidade agora é a feira virtual, em um estilo similar ao já conhecido Second Life, onde empresas expõem-se em estandes virtuais oferecendo, claro, empregos reais. “Esse modelo já é conhecido na Europa, e devido ao sucesso lá, a Curriculum.com.br está trazendo ao Brasil. Pretendemos fazer outras feiras no mesmo estilo, mas estamos iniciando com uma para trainees e estagiários, justamente pelo perfil do usuário de Internet”, revela o presidente da companhia.

Com o nome de Curriculum netWORKS, que também busca remeter a idéias como “empregos pela rede” ou “a rede que funciona”, a primeira feira de trainees e estagiários em versão virtual da América Latina será realizada de 25 de maio a 7 de junho e contará com grandes empresas expositoras. Nela, além de ter a oportunidade de divulgar seu material institucional e fazer contato com universitários do Brasil todo, elas poderão reunir uma boa quantidade de currículos deste público seleto de profissionais de todo o Brasil.

A feira possibilitará também a interação direta entre candidatos e recrutadores através de chats e vídeo. “Além de proporcionar maior adesão de candidatos qualificados para as companhias e mais acesso aos programas de recrutamento para os universitários, nosso objetivo é fazer tudo isso da maneira mais efetiva, prática e econômica possível”, enfatiza Marcelo Abrileri.

O endereço eletrônico www.curriculumnetworks.com.br possui informações de preços para venda de estandes. Candidatos interessados podem deixar seus e-mails no site, pois assim que o cadastro de currículo puder ser feito, eles serão avisados.

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 3,9 milhões de candidatos cadastrados e mais de 70 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.