Segundo especialista, é natural expor um lado descontraído nas mídias sociais, mas o ideal é nunca perder o bom senso na divulgação das informações
São Paulo, julho de 2009 – A Internet permite uma interatividade nunca antes vista e, por isso, as redes sociais vieram para ficar. A moda pegou em todo o mundo e os brasileiros não ficaram de fora. Ao contrário, foram um dos povos que mais aderiram a elas. Os contatos nessas mídias incluem tanto amigos e familiares quanto colegas de trabalho.
Mas será necessário separar trabalho de vida pessoal nestes ambientes? ”Geralmente interagimos de maneira mais informal com alguns destes sites, expondo nosso lado descontraído e despojado, e não agir desse jeito é que pode não ser bem visto”, explica Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br e especialista em carreira.
Ao mesmo tempo em que as redes sociais facilitam a interação entre os usuários, a privacidade das pessoas diminui. E muita gente não se dá conta disso. Nessa hora, é prudente tomar atenção e não cometer deslizes, tais como tratar de assuntos da vida pessoal publicamente, publicar fotos em trajes de banho ou em poses sensuais, envolver-se acaloradamente em discussões sem fundamento ou mesmo participar de comunidades “odeio qualquer coisa”, ou ainda, declarar publicamente pontos que possam ser desfavoráveis à carreira, tais como “mato aula”, “dou balão no meu chefe”, “passo atestado médico falso”, entre outros.
A melhor prevenção contra eventuais armadilhas é saber que tudo aquilo que se faz na web depõe sobre a imagem pessoal, a favor ou contra. Segundo o especialista em carreira, antes de publicar qualquer coisa, é importante fazer duas perguntas: o que eu pensaria de uma pessoa caso visse essa informação no perfil dela? Tal dado pode depor contra a minha imagem? Em caso de dúvida, o melhor é não fazer.
Já a hipótese de se manter fora das redes não é aconselhável, pois é cada vez mais necessário envolver-se neste novo mundo. Não se trata de seguir a moda: estes costumes vieram para ficar. “Quem dominar este tipo de comunicação e mostrar talento no que faz terá mais chances de sucesso”, explica o executivo.
Portanto, o melhor a fazer é priorizar tais mídias como uma ferramenta para marketing pessoal e networking e interagir com bom senso em cada uma delas. A longo prazo, a privacidade é um valor que tende a decair em importância, cedendo lugar à transparência. “Estes não são contraditórios em si. É a conduta pessoal de cada um que determina se tais valores entram em choque ou não”, conclui Abrileri.
Sobre a Curriculum.com.br
A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 4 milhões de candidatos cadastrados e mais de 72 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.
O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar.
Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional.
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