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Frases prontas devem ficar fora da entrevista de emprego



”Estou aqui para aprender”, por exemplo, deve ser evitada e pode tirar profissional do processo seletivo


São Paulo, agosto de 2009 – Entrevista de emprego: para o recrutador, talvez apenas mais um candidato, mas para o profissional, minutos que podem mudar sua vida. 

Este motivo leva muitas pessoas a ficarem nervosas e com frio na barriga ao serem entrevistadas para uma vaga de emprego, e por este motivo, muitas trazem consigo frases prontas, para tentar não fazer feio. 

O especialista em recolocação profissional e presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri, alerta que a utilização de frases de efeito, vazias ou que não demonstram pleno domínio do que querem dizer, podem, ao invés de ajudar, prejudicar o candidato. 

Por isso, Abrileri selecionou algumas frases prontas que devem ser evitadas: 

“Sou criativo, com bom relacionamento interpessoal, sou dinâmico, tenho facilidade para trabalhar em equipe, tenho liderança...”: quando a pessoa diz ser muita coisa, a impressão que dá é que ela não o é. É como uma pessoa dizer que é bom goleiro, bom centro-avante e bom zagueiro. Pode até ser verdade, mas a impressão que passa é que esta pessoa está desesperada, e se está assim é porque anda sem emprego. Melhor do que dizer tudo isso é utilizar um destes pontos, dois no máximo, e mostrar os motivos pelos quais acredita ter estas habilidades, através de suas realizações de trabalho e resultados em empregos anteriores. 

“Estou aqui para aprender”: o local de aprender é a escola e normalmente se paga para obter conhecimento. A empresa é local de desempenhar e trazer resultados, onde se recebe por isso. Lógico que sempre há aprendizado, mas não é necessário o candidato dizer que este é o seu objetivo. O objetivo dele é trazer resultados relacionados ao cargo para o qual será contratado. 

“Meu principal defeito é ser perfeccionista”: esta é uma resposta normalmente dada para quando se pergunta ao candidato qual seu maior defeito. É uma resposta clichê e, na realidade sabemos que, muito embora perfeccionismo seja um defeito, é também uma forma de demonstrar uma qualidade. Assim sendo, o profissional tentou ser “espertinho” na sua resposta, e isso pode não lhe cair bem. O melhor é realmente apontar um defeito que implique pouco em sua vida no trabalho e em que o candidato, de alguma maneira, esteja trabalhando para corrigi-lo. 

“Minha empresa anterior não era um bom lugar para se trabalhar”: deve-se evitar falar mal de empregadores anteriores. Nenhuma companhia que está prestes a contratar um novo profissional gosta de imaginar que amanhã ela poderá ser a próxima a ser mal-falada. 

“Saí da empresa porque puxaram meu tapete”: mesmo que isso tenha acontecido, é grande a chance de o candidato se atrapalhar caso seja solicitado a detalhar o assunto. Ele pode acabar falando mal de outras pessoas, o que pode não ser bem-visto, já que estas não estão presentes para se defender. 

“Sou o melhor profissional que a sua empresa pode contratar”: é uma tentativa de marketing que pode ir contra o profissional, pois pode gerar interpretações como ”a empresa não tem poder para contratar alguém melhor” ou julgamentos quanto à arrogância dele. 

Já para causar uma boa impressão, Abrileri salienta que o importante é que o candidato alinhe seus interesses com os da empresa contratante, sendo cauteloso com o que diz, e isso significa falar menos do que talvez pretendia. “Estando alinhado com a companhia, provavelmente falará apenas o que é realmente importante e que soará bem para quem contrata”, conclui o executivo. 



Sobre a Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 4,4 milhões de candidatos cadastrados e mais de 75 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar. 

Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional. 

Para mais informações sobre a Curriculum, visite: www.curriculum.com.br.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


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