Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Press Release
O que você não sabe que é mentira no ambiente corporativo



São Paulo, setembro de 2009 – Há verdades e mentiras sobre diversas situações no mercado de trabalho. No entanto, muitos profissionais não se dão conta que caem em antigos mitos e acabam se prejudicando. 

Por esse motivo, Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com.br, conta quais são as mais frequentes lendas corporativas e comenta cada uma delas: 

1) MBA é garantia de bom emprego: não necessariamente. Ter uma boa formação ajuda e ter um MBA no currículo dá certo destaque ao candidato, mas isso não significa que o curso fica acima de qualidades muito valorizadas hoje em dia como performance, proatividade, foco em resultados, inteligência emocional e experiência na área de atuação, por exemplo. Além disso, não é toda empresa que exige MBA para cargos importantes. 

2) Contratações? Só depois do Carnaval: essa máxima de o ano começar só depois das festas de Carnaval só acontece no Brasil, mas, na prática, no nosso mercado de trabalho é diferente. Logo no começo de janeiro, muitas empresas começam seus processos seletivos. Por outro lado, a concorrência tende a ser menor, pois muitos que podem aproveitam e viajam, aumentando as chances daqueles que participam. 

3) Não é correto ligar para saber o resultado de uma entrevista: se a empresa contratante não deu nenhuma resposta, seja positiva ou negativa, no prazo que ela estipulou, não há nenhum problema em o profissional ligar para o responsável pelo recrutamento e seleção e tirar suas dúvidas sobre o processo seletivo. Se a postura da pessoa for objetiva e elegante, ela pode ganhar pontos por demonstrar interesse. 

4) Após os 40 anos, já se está velho para o mercado: as vagas no mercado de trabalho não estão restritas a pessoas jovens. Apesar das qualidades desse perfil de profissional, há chances, e não são poucas, para pessoas acima dos 40, que geralmente têm boa bagagem e experiência, necessárias a cargos de liderança. No fim, quem é atualizado se dá bem. Ao contrário do que se pensa, aqueles que têm mais de 40 e mantém o espírito dinâmico e jovem aliam a experiência à energia e tornam-se extremamente atraentes para o mercado. 

5) O RH é seu amigo: apesar de o responsável pela área ser conhecido como um apoio aos colaboradores da companhia, ele não deixa de ser integrante dela e estar sob as mesmas exigências colocadas a outros funcionários. Cuidado com intimidades e comentários. Em muitos momentos, o RH é, sim, seu amigo, mas ele está lá também para ajudar a direção da empresa a desempenhar. Abrir-se demais com este departamento pode acabar sendo uma influência negativa contra o profissional. 

6) Se eu trabalhar numa empresa grande, tenho estabilidade, plano de carreira e não vou precisar mais pensar em procurar emprego: engana-se quem pensa assim. Há vantagens em trabalhar nas grandes corporações, mas ela tem problemas como qualquer outra, e o profissional pode não se acostumar com uma série de pressões típicas de empresas desse tipo, ou também de não sentir que seu trabalho é reconhecido, pois ficando longe do foco das ações, sente-se pequeno frente a tudo o que é feito. Além disso, crescimento de carreira em grandes empresas implica em jogos políticos que vão além das competências profissionais e, às vezes, para chegar a um cargo de liderança, são necessários anos, diferente de pequenas e médias empresas, onde a dinâmica é maior e diferente. 

7) Focar apenas no networking se o cargo é de gerente ou superior: para cargos de gerentes e da alta diretoria, o networking é uma ferramenta importante, mas tais candidatos não podem limitar-se apenas a isso. Hoje, a Internet abriga a maioria das vagas das empresas de todos os portes. Ter um currículo virtual e interagir com os sites de recolocação profissional é essencial e oferece muitas oportunidades. 



Sobre a Curriculum.com.br

A Curriculum.com.br – maior base de armazenamento e administração de currículos da internet brasileira - trabalha com o cadastro de currículo e auxilia o candidato na recolocação profissional. Possui mais de 4,4 milhões de candidatos cadastrados e mais de 76 mil empresas que anunciam, gratuitamente, vagas de emprego disponíveis.

O site oferece às empresas uma pesquisa de candidatos com perfil detalhado, além de administrar os processos de recrutamento e seleção. O candidato cadastrado recebe um UCN - Unique Curriculum Number ou Número Único de Currículo -, um código que será seu identificador no site. Com posse de um login e uma senha ele poderá acessar e atualizar seus dados sempre que desejar. 

Os candidatos podem entrar no site e ser entrevistados virtualmente, oferecendo às empresas a oportunidade de conhecê-los melhor antes mesmo de convocá-los para uma entrevista pessoal. Esse processo leva pelo menos um mês por meio de anúncio convencional. 

Para mais informações sobre a Curriculum, visite: www.curriculum.com.br.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar