Início
Press releases
Pautas
Artigos
Clipping
Publicidade
Cobertura de Eventos
 


Press Release
Comunicado à imprensa - Resposta da Curriculum sobre o Caso Gelre versus Catho



São Paulo, outubro de 2009 - Em respostas às inúmeras abordagens da imprensa referentes à sentença da justiça em favor da Gelre no caso Gelre versus Catho, a Curriculum vem a público informar que estamos bastante confiantes no senso de justiça do Poder Judiciário e entendemos também que qualquer decisão estará pautada nas vastas provas produzidas durante o processo, as quais demonstraram de forma detalhada e inquestionável que a Catho, empresa concorrente da Curriculum, de maneira não autorizada, capturou milhares de currículos de nossa base de dados, a qual constitui nosso maior patrimônio. 

Relembrando rapidamente os fatos, em 2002, após termos percebido uma atitude totalmente anormal de utilização de nosso sistema por parte de uma empresa usuária da Curriculum, notamos que esta fazia seu acesso ao nosso sistema através da rede interna da Catho. Diante disso e já sob a orientação da nossa advogada, Dra. Juliana Guaritá Q. Rosenthal, elaboramos um laudo preliminar, o qual já revelava atos ilícitos com grande capacidade para gerar enormes prejuízos à nossa empresa. Com base neste laudo, nossa advogada propôs medidas de urgência que culminaram na busca e apreensão dos computadores da Catho, o que ocorreu.

Após longa análise pericial do material apreendido,  que levou em torno de sete meses de trabalho, os peritos judiciais apresentaram um laudo que desta vez mostrou de forma detalhada e surpreendente todos os procedimentos adotados pela Catho. O laudo mostrou também claramente que tais procedimentos eram uma prática dentro da Catho e que eram previamente planejados por seus funcionários e incentivados por seus superiores e pela direção da empresa e que estes não se restringiam apenas à Curriculum, mas a várias outras empresas que também foram vítimas destas ações, dentre estas a Gelre. 

As conversas registradas e capturadas pela perícia demonstram claramente que todos os envolvidos estavam cientes da ilicitude e gravidade de seus atos. 

Tais informações são de domínio público e foram largamente divulgadas no final do ano de 2002, sendo que dentre estas, vale ressaltar a matéria de capa da Revista IstoÉ Dinheiro de 4 de dezembro de 2002:

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/275/economia/275_catho.htm 

É importante destacar também que este não é apenas o parecer da Curriculum, mas de outros juristas. Sobre isso, juntamos ao processo o parecer do advogado especialista Renato Opice Blum, com opinião precisa sobre a ilicitude dos fatos.

Do nosso ponto de vista, a sentença foi correta, uma vez que relata de forma fundamentada, didática e clara todos os abusos praticados pela Catho, bem como demonstra a gravidade e relevância de tais fatos e o enorme benefício financeiro conquistado por esta com tais ações, benefício este obtido às custas do trabalho e dedicação de seus concorrentes. 

Sentenças como esta são de extrema valia para o desencorajamento de tais práticas repugnantes e, de certa forma, restabelecem minimamente a compensação de prejuízos que os concorrentes da Catho experimentaram e ainda experimentam.



Curriculum.com.br
Fone: (11) 2344-1111
E-mail: imprensa@curriculum.com.br


Voltar